A Seleção Brasileira sub-21 masculina busca o 21º título do Sul-Americano da categoria a partir desta quarta-feira (30/10), em Callao, no Peru. A equipe do técnico Anderson Rodrigues está no Grupo A da competição ao lado do Chile e da Colômbia. A chave B conta com Argentina, Venezuela, Paraguai e Peru. Os três primeiros colocados ao fim do torneio garantirão vaga no Mundial da categoria em 2025.
Para montar a equipe brasileira foram quatro meses de trabalho que teve como bases o Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema (RJ), e o CT da CBV na Europa, na região de La Moselle, no Norte da França.
– Disputamos a Copa Joinville contra equipes adultas que vão participar da Superliga. Isso serviu de laboratório e ajudou na definição do grupo para o Sul-Americano. Também tivemos um período de treinos e jogos na base da CBV na Europa em La Moselle. Conseguimos montar um grupo talentoso. O Sul-Americano é um campeonato de tiro curto e vale vaga para o Mundial. Estamos confiantes e temos tudo para ter uma boa participação – afirma Anderson.
No Sul-Americano sub-21, as equipes se enfrentam nos respectivos grupos e os dois primeiros avançam às semifinais. A Voleysur exibe os torneios continentais de base em seu canal no YouTube. Na preparação dos brasileiros foram 11 jogos contra seleções de base da Holanda, da Itália e equipes adultas que participam da Superliga.
A seleção sub-21 masculina é formada pelos levantadores Bruno Figueiredo e João Victor Scalcon, os opostos Bryan Silva e Joaquim Tavares, os ponteiros Felipe Parra, Marco Antônio Neto, Thiago Vaccari e Vinicius Henrique Souza, os centrais Henrique Guedes, Bernardo Otávio Souto, Yan Patrick e Willian Santos e os líberos João Pedro Centola e José Gabriel Pessoa.
Na comissão técnica, além do técnico Anderson Rodrigues estão os assistentes técnicos Gabriel Cunha e Marcelo Souza, o fisioterapeuta Paulo Celestino, o preparador físico Guilherme Berriel, o estatístico Leandro Régis, o médico Denner Ribeiro, o supervisor Alexandre Ferrante e o chefe de delegação Igor Malheiros.