O Brasil está na segunda fase do Campeonato Mundial sub-21 masculino. Nesta sexta-feira, vitória sobre o Canadá por 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-21 e 25-18, em Sofia, na Bulgária. Com o resultado, o time dirigido por Giovane Gávio termina a fase inicial da competição com dois triunfos no Grupo D (o anterior foi por WO sobre Camarões) e uma derrota no tie-break para a Rússia.
Os canadenses deram uma enorme colaboração. Foram incríveis 40 erros durante os três sets, contra apenas 19 dos brasileiros. A quantidade de pontos dados de graça fez tanta diferença que o Canadá liderou as estatísticas de ataque (36 a 25) e no saque (3 a 1). O Brasil foi melhor no bloqueio: 9 a 3.
Tal cenário fez com que a pontuação individual dos brasileiros fosse baixa, com nenhum atleta chegando aos dois dígitos. O oposto Darlan e o ponteiro Adriano fizeram sete pontos cada, um a mais do que o também ponteiro Paulo. O maior pontuador do jogo foi o ponta canadense Cooper, com 14 acertos.
– Viemos para ganhar este jogo e lutar pelo nosso lugar no pódio. Ficamos um pouco decepcionados depois do jogo que perdemos com a Rússia ontem. Portanto, precisávamos nos concentrar para chegar à próxima rodada e fazer o nosso melhor – comentou o levantador e capitão Gustavo Orlando.
Na próxima fase, o Brasil estará ao lado dos classificados nos Grupos B e D, provavelmente Bulgária, Polônia e Rússia, que terminarão a participação na primeira fase apenas amanhã. Todos os jogos do Mundial sub-21 são transmitidos pelo Canal da Volleyball World no YouTube.