A Seleção Brasileira masculina sub-21 deu trabalho para Porto Rico, mas estreou com derrota na Copa Pan-Americana, em Gatineau (CAN), nesta terça-feira. Jogando contra um rival que estará no próximo Mundial, na Polônia e na Eslovênia, o Brasil caiu em quatro sets, parciais de 25-21, 25-18, 21-25 e 27-25.
Porto Rico usa a competição como último estágio de preparação para a principal competição adulta da temporada, daqui a duas semanas. No Mundial, o time caribenho no Grupo A, ao lado de Sérvia, Ucrânia e Tunísia, com sede na cidade polonesa de Katowice.
Dirigido por Guilherme Novaes, o time sub-21 do Brasil teve dificuldade, no início do jogo, para controlar o saque de Porto Rico. O fundamento, inclusive, foi responsável por nove aces. Do terceiro set em diante, com um passe mais estável e com o bloqueio pontuando mais (nove pontos), a Seleção Brasileira equilibrou as ações e por pouco não levou a definição para o tie-break, tendo desperdiçado alguns contra-ataques importantes.
Na parcial final, inclusive, os ânimos se exaltaram e o árbitro, com algumas marcações bem contestáveis acabou dando um cartão vermelho para cada lado.
O maior pontuador da partida foi o oposto brasileiro Samuel, com 22 pontos, 2o deles no ataque. O ponta e capitão Arthur Bento somou 13. Pelo lado de Porto Rico, três jogadores chegaram aos dois dígitos de pontuação: Lawrence (18), Molina (16) e Vargas (15).
Na sequência da Copa Pan-Americana, o Brasil ainda enfrentará o México, nesta quarta-feira, às 15h, e o Canadá, na quinta, às 20h30. Toda a competição está sendo transmitida pelo YouTube da Federação Canadense.