A Seleção Brasileira sub-21 masculina está no Canadá para a disputa da Copa Pan-Americana, entre os dias 9 e 14 deste mês. Uma oportunidade de a nova geração enfrentar rivais adultos na preparação para o Sul-Americano da categoria, em setembro. Um deles, inclusive, será a equipe principal de Cuba, com Simon, Lopez & Cia, em preparação para o Campeonato Mundial.
Nos últimos dias, o time dirigido por Guilherme Novaes, comandante do Vedacit Guarulhos na Superliga masculina, tem feito amistosos. Neste sábado, derrota por 3 a 2 para a seleção adulta do Chile (23-25, 25-18, 27-29, 28-26 e 15-8). Na sexta, mesmo resultado diante do Canadá (21-25, 22-25, 25-13, 25-20 e 15-11).
O time sub-21 brasileiro conta com alguns nomes já conhecidos do grande público, como os pontas Arthur Bento, do Minas, e Lukas Bergmann, do Sesi, e Thiery, central também do Sesi. Novaes ainda tem utilizado o ponta Maicon, 2,15m, como central. No último amistoso, foram quatro dos cinco pontos de bloqueio do time feitos por ele, além de 62% de aproveitamento no ataque.
Na Copa Pan-Americana, o Brasil estreará contra Porto Rico, na terça-feira. Na sequência, pegará México (quarta) e Canadá (quinta). O primeiro de cada grupo avançará diretamente para a semifinal, enquanto segundo x terceiro se enfrentarão nas quartas.
Confira abaixo o elenco do Brasil sub-21:
Levantadores: Gustavo Cardoso e Pedro Souza
Opostos: Samuel Neufeld e Guilherme Amorin
Pontas: Arthur Bento, Lukas Bergmann, Lucas Oishi, Carlos Castro
Centrais: Thiery Nascimento, Maicon França, Witallo Oliveira, Jadher Conceição
Líberos: Bryan Stragliotto e Filipe Baioco