A edição de 2023 do Campeonato Mundial masculino de clubes começou com derrota de um favorito. O Halkbank, da Turquia, foi superado nesta quarta-feira (6/12) pelo Suntory Sunbirds, do Japão, por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-23 e 25-16, em Bangalore, na Índia.
Japoneses e turcos estão no Grupo B, o mesmo do Sada Cruzeiro. Nesta quinta, às 8h30 (de Brasília), o time mineiro estreará diante do Suntory. Caso o time de Muserskiy volte a vencer, já estará garantido na semifinal, transformando Sada x Halkbank em uma decisão pela outra vaga.
Na abertura do Mundial, o Suntory mostrou tranquilidade nos momentos decisivos das duas primeiras parciais. Em ambas, chegou ao 20º atrás no placar. E teve o cubano De Armas como um coadjuvante importante para ajudar Muserskiy.
O russo terminou a partida com 14 pontos (13 no ataque, com 54% de acerto), enquanto o cubano de fez mais 15, sendo três em aces e mais três em bloqueios.
Pelo lado do badalado Halkbank, os astros deixaram a desejar. Earvin Ngapeth e Nimir Abdel-Aziz fizeram dez e oito pontos, respectivamente. O holandês, por exemplo, passou em branco no saque, uma das principais armas, e teve apenas 30% de aproveitamento ofensivo. E o francês errou demais na estreia. O maior pontuador dos turcos foi o ponteiro canadense Gordon Perrin, com 11 acertos.