O fim de semana foi de título importante para o vôlei asiático de clubes. O Suntory Sunbirds, dirigido pelo brasileiro Leonardo Carvalho, se tornou o primeiro clube japonês campeão do Campeonato Asiático masculino de clubes neste milênio. Numa final repleta de equilíbrio, a equipe japonesa bateu o Jakarta Bhayangkara Presisi, da Indonésia, por 3 a 1 (28-26, 25-23, 23-25, 25-17).
A edição atual, sediada no Bahrein, contou com um formato diferente do que vinha sendo disputada nos últimos anos. Desta vez foram 16 times disputando uma única vaga para o Mundial de Clubes, sendo alocados em quatro grupos:
Grupo A: Al Ahli Sport Club (Bahrein), Canberra Heat (Austrália), Korean Air Jumbos Pro-Volleyball Club (Coreia do Sul) e Jakarta Bhayangkara Presisi (Indonésia)
Grupo B: South Gas Sports Club (Iraque), Shahdab Yazd (Irã), Kam Air (Afeganistão) e Taichung Bank (Taipei)
Grupo C: Bayankhongor Crowned (Mongólia), Diamond Food Fine Chef-Air Force (Tailândia), Suntory Sunbirds (Japão) e Khaypil Sports Club (Iêmen)
Grupo D: Aspiring Volleyball Team (Hong Kong), Police (Qatar), Kuwait Sporting Club (Kuwait) e Atyrau VC (Cazaquistão)
Como já é tradição após o término da temporada nas principais ligas europeias, alguns clubes fizeram movimentos de mercado de transferências para reforçar os times com jogadores que já terminaram seus contratos. Os iranianos Marouf, Ghafour, Manavinezhad, o croata Dirlic e o oposto sérvio Meljanac foram algumas das caras mais conhecidas nessa edição de 2023.
O Suntory chegou à final com campanha invicta e contou com o brilho do grande astro russo, Dmitry Muserskiy. O oposto do Sunbirds guiou o time para celebrar o triunfo na grande final, marcando 31 pontos. Outro destaque foi o ponteiro cubano Alain de Armas, somando 26 pontos. Do outro lado, o ponteiro iraniano Manavinezhad marcou 22 para liderar os indonésios, com o ugandense Daudi Okello marcando 21.
Além do primeiro lugar, o Suntory garantiu vaga ao Mundial de Clubes, que se realizará no fim do ano na Índia. Os brasileiros Sada Cruzeiro e Itambé Minas também já estão com presença confirmada. Existe indecisão sobre os representantes europeus após a desistência do atual tricampeão do continente, o Zaksa, da Polônia.
Fechando o pódio do Asiático, o Police, do Qatar, conquistou a medalha de bronze após derrotar o Shahdab, do Irã.
Confira a seleção do torneio:
MVP: Dmitry Muserskiy (Suntory)
Melhor levantador: Makasi Oya (Suntory)
Melhor oposto: Amir Ghafour (Shahdab)
Melhores ponteiros: Alain de Armas (Suntory) e Mohammadjavad Manavinezhad (Bhayangkara)
Melhores centrais: Belal Nabel Abunabot (Police) e Hendra Kurniawan (Bhayangkara)
Melhor líbero: Fahreza Rakha Abhinaya (Bhayangkara)
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei