A disputa por uma vaga na semifinal da Superliga B Bet7k masculina promete envolver diversos fatores. Entre eles, a experiência para lidar com situações difíceis, algo que os opostos Timba, do JF, e Caio da Silva, do Brasília têm de sobra. Os dois estarão frente a frente neste sábado (23), às 20h, no ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora (MG), no primeiro confronto entre as equipes na série melhor de três das quartas de final.
O colombiano Timba já tem uma bagagem internacional expressiva aos 26 anos, com direito a passagens pela seleção de seu país. A conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado, foi um momento especial na carreira do atleta. Agora, quer levar o JF ao título da Superliga B.
Batalhador desde muito novo, ele conta que começou no vôlei por influência de um primo já falecido. De início, não gostou tanto do esporte, mas passou a se interessar ao perceber que poderia ser um meio de ajudá-lo a melhorar a vida de sua família. Timba se profissionalizou, rodou o mundo e tem alcançado seus sonhos. Passou por clubes de Argentina, Israel, Espanha, Chipre e Líbia, até que veio o convite para defender o JF. A qualidade técnica do Brasil foi um dos principais atrativos para que ele aceitasse o convite.
– Eu sempre quis jogar no Brasil e estou muito feliz. Temos pela frente um jogo importante e esperamos fazer uma grande apresentação, tanto individualmente quanto coletivamente. Tenho uma boa experiência para ajudar o grupo neste momento, mas há outros atletas com uma boa vivência para dividir comigo a responsabilidade – ressalta.
Já do lado dos do Brasília, um dos principais reforços na luta para retornar à elite do vôlei brasileiro é Caio Silva. O oposto é outro jogador habituado a se adaptar a diferentes situações. Na campanha da equipe na temporada, ele é um dos destaques do grupo comandado por Marcelo Thiessen.
Aos 32 anos, o oposto acumula passagens por clubes do Brasil, incluindo o JF, e de países como República Tcheca, Portugal, Espanha e Itália. E sabe que a tranquilidade pode ser um diferencial na série decisiva.
– Minha experiência em clubes, do Brasil e de fora, me permite manter a calma em relação às dificuldades da partida, e sabemos que será um jogo de muita paciência. O JF é aguerrido e briga por cada ponto, assim como nós. Temos de ter consciência de todas as nossas ações para não sermos pegos de surpresa. Viemos de uma sequência forte, já pensando nos playoffs. No confronto contra eles na primeira rodada, saímos com a vitória, mas acompanhamos a evolução do time e sabemos que não será fácil – completou Caio da Silva.
As campanhas de JF e Brasília na Superliga B Bet7k 2024 mostram que a promessa é de muito equilíbrio. Ambos avançaram para os playoffs com sete vitórias e quatro derrotas. O time do Distrito Federal teve melhor saldo de sets e por isso terá o direito de decidir a classificação em casa, em caso de empate na série. Os dois finalistas da Superliga B Bet7k masculina asseguram o direito de disputar a Superliga 2024/2025.
SUPERLIGA B BET7k MASCULINA 2024
QUARTAS DE FINAL
Primeira rodada
23/3 (Sábado) – JF x Brasília, às 20h, no ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora (MG)
23/3 (SÁBADO) Maringá x Rede Cuca, às 21h, no Ginásio Chico Neto, em Maringá (PR)
Segunda rodada
29/3 (Sexta-feira) Rede Cuca x Maringá, às 18h30, no Ginásio Cuca José Walter, em Fortaleza (CE)
29/3 (Sexta-feira) Brasília x JF , às 20h, no Sesi Taguatinga Norte, em Taguatinga (DF)
TERCEIRA RODADA (SE NECESSÁRIO)
31/3 (Domingo) Brasília x JF, às 17h, no Sesi Taguatinga Norte, em Taguatinga (DF)
31/3 (Domingo) Rede Cuca x Maringá (PR), às 18h, no Ginásio Cuca José Walter, em Fortaleza (CE)