A temporada nacional de clubes no Brasil começará com a disputa da Superliga C. Nesta semana, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou detalhes sobre a disputa da terceira divisão.
Confira abaixo alguns tópicos importantes sobre a Superliga C de 2023:
DATAS IMPORTANTES
1 – Solicitação de sede: Até o dia 18 de agosto
2 – Anúncio das cidades-sede: Até o dia 1 de setembro
3 – Inscrições das equipes: Até o dia 8 de setembro
4 – Anúncio das equipes por sede: Até o dia 15 de setembro
5 – Cancelamento da inscrição: Até o dia 22 de setembro
6 – Pagamento da taxa de inscrição: Até o dia 29 de setembro
7 – Período de disputa da Superliga C masculina: 1 a 15 de novembro
8 – Período de disputa da Superliga C feminina: 1 a 15 de novembro
DETALHES DO REGULAMENTO
As equipes campeãs em cada sede na Superliga C masculina e feminina terão direito a habilitação para a Superliga B, desde que cumpram as exigências constantes no regulamento da competição.
– Apenas quatro equipes garantirão vagas para a Superliga B
– Caso haja desistência ou impedimento entre as 4 equipes classificadas para a Superliga B, os critérios serão os seguintes:
1) A vaga será preenchida pela equipe 2ª colocada dentro da sede da equipe desistente. Em caso de desistência do 2º colocado, a vaga será preenchida pela equipe 3º colocada dentro da mesma sede da equipe desistente, e assim sucessivamente.
2) Caso o critério 1 não preencha a vaga, a equipe melhor 2ª colocada de todos as sedes terá o direito de disputar a Superliga B.
O sistema de disputa:
– Para participação com até 6 equipes na sede, o sistema de disputa será todos contra todos sem final (pontos corridos)
– Para participação com 7 equipes ou mais na sede, o sistema de disputa será dividido em grupos com semifinal e final
Cada equipe inscrita na Superliga C masculina e feminina deverá, obrigatoriamente, incluir em sua relação nominal, no mínimo, quatro jogadores em condição de jogo e publicado em Nota Oficial, sendo dois sub-23 (22 anos, nascidos até 2001) e dois sub-21 (20 anos, nascidos até 2003). Dentre esses quatro atletas inscritos, dois, sendo: um sub-23, um sub-21 ou dois sub-21, obrigatoriamente, deverão ser relacionados em súmula do jogo. Os clubes que forem classificados para a Superliga B, deverão manter em seu elenco para disputar a competição 60% dos seus atletas relacionados nas súmulas dos jogos da Superliga C.
TRANSMISSÕES
A sede e/ou o clube participante da competição poderão custear a transmissão do torneio desde que atenda os requerimentos contidos neste documento. A transmissão ao vivo por streaming só pode acontecer no Canal Vôlei Brasil.