A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) oficializou, nesta sexta-feira (30/8), a Tailândia como sede do Campeonato Mundial feminino de 2025. Será a primeira edição do torneio com 32 seleções, com a periodicidade alterada para acontecer de dois em dois anos.
O acordo foi assinado por Ary Graça, presidente da FIVB, e por Somporn Chaibangyang, dirigente da federação local, durante o Congresso da Confederação Asiática de Voleibol, que termina hoje em Bangkok. As formalidades com o governo tailandês, recentemente eleito, são esperadas para o mês que vem, após a formação do novo gabinete.
De acordo com a nota oficial, a escolha da Tailândia como nação anfitriã “seguiu um rigoroso processo de avaliação entre vários candidatos fortes. Esta decisão aconteceu após Bangkok sediar as Finais da VNL pela primeira vez. Os locais entusiasmados compareceram em grande número para apoiar sua amada seleção feminina tailandesa e vivenciar o voleibol de elite”.
O Mundial masculino teve a sede da edição de 2025 anunciada anteriormente, em março: Filipinas. De acordo com o calendário anunciado pela FIVB para 2025-2028, o Mundial feminino deve ser disputado entre 22 de agosto e 7 de setembro de 2025. O masculino, por sua vez, entre 12 e 28 de setembro.