A China esteve a um set de encerrar a primeira etapa da Liga das Nações feminina de vôlei com 100% de aproveitamento. Neste domingo, em Ankara (TUR), porém, as favoritas levaram a virada da Tailândia, perdendo por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 13-25, 14-25, 25-23 e 15-11.
Um resultado enorme para a jovem seleção tailandesa, em processo de reformulação após a saída do Fab 5, grupo de cinco jogadoras tratadas como as fabulosas, que ajudaram demais na popularização do esporte nos últimos 20 anos: Nootsara Tomkom, Onuma Sittirak, Wilavan Apinyapong, Pleumjit Thinkaow e Malika Kanthong.
A maior pontuadora da Tailândia foi a oposto Kokram Pimpichaya, com 28 acertos, 26 deles no ataque. Na sequência, veio a ponteira Moskri Chatch-On, com 14.
A maior anotadora chinesa foi Yingying Li, com 28, seguida pela oposto Xiangyu Gong, com 20. A presença da dupla em quadra mostra que a China usou suas principais armas no clássico asiático.
Com 10 pontos, as chinesas aguardam o último jogo dos Estados Unidos para definição da primeira e da segunda posições na classificação. Chance enorme para que a liderança fique com as americanas, que terão pela frente o bom time do Japão mais tarde.
Na próxima semana, a China terá pela frente Bélgica, Canadá, Estados Unidos e Japão, na cidade de Quezon, nas Filipinas.
Já a Tailândia, que estará na mesma cidade, duelará com canadenses, polonesas, japonesas e americanas. Foram três vitórias e uma derrota em Ankara, deixando o time momentaneamente em sétimo lugar. Confira a classificação da VNL feminina.