O Brasil conquistou a primeira medalha da temporada 2023 do Circuito Mundial de vôlei de praia no domingo (19/3). Tainá e Vic chegaram ao bronze no Challenger de La Paz, no México, após vencerem Dorina e Ronja Klinger, da Áustria, por 2 sets a 0 (21-17 e 21-18). Vindas do qualifiyng, as brasileiras encerraram a participação na etapa mexicana com sete vitórias, foram superadas apenas na semifinal contra Kloth/Nuss, dos Estados Unidos, que terminaram com o ouro da competição. Com títulos de campeonatos mundiais na base – Tainá tem um título sub-19 em 2013, e Vic tem um título sub-19 em 2016 e um sub-21 em 2019 – esta foi a primeira medalha da dupla em etapas do Circuito Mundial.
– Esta é nossa primeira medalha na categoria profissional do Circuito Mundial, o que nos deixa muito felizes. É um momento tão incrível que fica até difícil explicar como nos sentimos. Temos o sonho de defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas sabemos que é uma tarefa muito difícil, mas não é impossível. Estamos com este foco, nos esforçando para jogar o nosso máximo – comentou Tainá, que treina em Uberlândia com Vic, no Praia Clube.
Na disputa no México o Brasil estava representando por sete parcerias. Além das medalhistas Tainá e Vic, Talita e Thâmela ficaram na quinta posição no feminino. Entre os homens Evandro e Arthur Lanci chegaram na quarta posição, Arthur/Adrielson e Felipe Alves/Gabriel Santiago terminaram em 19º. Pedro/Henrique e Lucas Aguinelo/Johann ficaram no qualifying em 33º.
Nesta semana mais uma etapa acontece em território mexicano. A cidade de Tepic recebe entre os dias 22 e 26 de março o torneio Elite 16 com as duplas mais bem colocadas no ranking mundial. Serão sete parcerias brasileiras na disputa: Ana Patrícia/Duda, Carol Solberg/Bárbara Seixas, Andressa/Vitória, Talita/Thâmela, Taiana/Hegê, George/André, Vitor Felipe/Renato e Evandro/Arthur Lanci.
Depois das etapas mexicanas o Circuito Mundial aterrisa no Brasil para três etapas consecutivas. De 6 a 9 de abril Itapema (SC) recebe um Challenger. Depois será a vez de Saquarema (RJ) sediar um torneio do tipo Challenger de 13 a 16 de abril. Fechando o mês, entre 26 e 30, Uberlândia (MG) será o palco de um evento Elite 16 pelo segundo ano consecutivo.