Recuperada de uma inflamação no ombro direito que a tirou da Liga das Nações, em maio, a ponteira Tainara virou a página e está focada na disputa do primeiro Campeonato Mundial adulto. Aos 22 anos, ela é uma das apostas do técnico José Roberto Guimarães em busca do título inédito.
– Não existe mais nenhuma limitação (no ombro) e hoje ele está muito melhor do que antes. Estou cuidando e fazendo muito reforço – afirmou a jogadora, ao Web Vôlei, animada com a possibilidade de voltar a vestir a camisa verde e amarela.
– As minhas expectativas para o torneio são as melhores e maiores possíveis. Espero chegar na minha melhor condição física e técnica. Estou trabalhando muito duro para isso – disse a atleta.
O Mundial começa no dia 23 de setembro e vai até 15 de outubro, na Holanda e na Polônia. O Brasil já foi vice-campeão em três oportunidades: 1994, 2006 e 2010. Desde 1970, o Mundial acontece de quatro em quatro anos.
A Seleção, que conta com 16 atletas, está no Grupo D, ao lado de China, Japão, Colômbia, Argentina e República Tcheca. A estreia acontece no dia 24, contra as europeias. Tainara acredita que a Seleção terminará entre as quatro primeiras da chave.
– O desempenho do Brasil na Liga das Nações foi muito melhor do que todo mundo imaginava. O time era muito novo, mas todo mundo deu conta do recado e fez a sua parte. Nós tivemos um jogo muito difícil contra a Itália, que hoje é uma das potências do voleibol feminino, mas acredito que, com este ritmo de trabalho, as coisas podem começar a mudar. É um clima diferente pelo fato de ter muitas meninas jovens – avaliou a jogadora.
Tainara, que acertou a renovação com o Dentil/Praia Clube para a temporada 2022/2023, também falou sobre sua grande inspiração. A paulista de Jandira quer seguir os passos de Gabi.
– Não só a característica de jogo dela, como também a disciplina fora de quadra. Isso é muito importante para chegar onde ela chegou, que é o que quero alcançar, também. Ela é uma excelente passadora e tem todos os golpes atacando. Enfim, é uma jogadora completa – concluiu a atacante.