Cortada da fase final da Liga das Nações por conta de uma lesão na região abdominal, a oposta Tandara deve voltar a treinar com bola já na semana que vem. Quem afirma é o preparador físico da Seleção Brasileira, José Elias Proença, que está acompanhando a atleta pessoalmente na Academia Dois Andares, em São Paulo, onde a jogadora está realizando as sessões desde segunda-feira.
– A Tandara teve uma contratura no músculo abdominal profundo. Como é músculo profundo, ele participa da respiração, então nossa primeira ação protocolar foi organizar esse músculo, através de movimentos respiratórios. Em seguida, veio a segunda etapa, com o músculo mais superficial do abdome, que é o rolamento, com a extensão da coluna. Na ação do ataque, em que ela vai com o braço direito para trás depois faz um movimento rápido do tronco para frente, ela sentia muito essa musculatura. Durante a semana a gente trabalhou a respiração, o rolamento e o endireitamento. E hoje (quinta-feira), começamos com os movimentos rotacionais, para que semana que vem ela possa voltar às ações esportivas”, explicou Zé Elias.
Poupada
A atacante, que estava nos planos do técnico José Roberto Guimarães para a etapa decisiva da Liga das Nações, em Nanquim, na China entre os dias 3 e 7 de julho, sentiu um desconforto na região abdominal na última semana durante treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Após a realização de exames no último sábado, foi constatada a lesão.
A comissão técnica da seleção feminina optou por preservar Tandara para a disputa do Pré-Olímpico que acontecerá no Brasil entre os dias 1 e 3 de agosto e é a principal competição do ano.
Zé Elias conforta a torcida e acredita que na segunda-feira a jogadora já vai se reapresentar em Saquarema:
– A Tandara está passando por esses processos com excelentes resultados. Hoje ela se apresentou muito bem e amanhã talvez a gente dê o passo final nesse trabalho de recuperação. Na próxima semana ela já deve estar trabalhando com bola, em Saquarema – diz o preparador físico.
Fase final
A Seleção Brasileira feminina desembarcou nesta quinta-feira na China para disputar as finais da VNL na próxima semana. As seis equipes classificadas são China (1º), Estados Unidos (2º), Brasil (3º), Itália (4º), Turquia (5º) e Polônia (6º).
China, Itália e Turquia formarão o grupo A, enquanto Estados Unidos, Brasil e Polônia estarão no grupo B. As equipes se enfrentarão nos seus respectivos grupos e as duas melhores de cada passarão às semifinais da competição.
O Brasil estreará na etapa decisiva no dia 4 de julho, às 4h (horário de Brasília), contra a Polônia. No dia seguinte no mesmo horário, o time verde e amarelo terá pela frente os Estados Unidos. As semifinais serão no dia 6 e a final, dia 7. Confira aqui a a lista das 14 jogadoras convocadas por Zé Roberto para a fase final.
Por Patrícia Trindade
LEIA TAMBÉM
+ Vaivem: Vakifbank oficializa contratação de Gabi
+ Coluna: Brasil supera expectativas na VNL feminina
+ Inscrições abertas para Congresso Internacional no Paraná
+ Leal participará de camp em Taubaté
+ Bruna Honório fala sobre a recuperação da cirurgia no coração
+ Uberlândia será a sede do Pré-Olímpico feminino, em agosto