O domingo foi decisivo para o Campeonato Italiano masculino. Na disputa pela última vaga nos playoffs e também na luta contra o rebaixamento, Taranto e Cisterna têm muito a comemorar, enquanto o Vibo Valentia, pelo contrário, só pode lamentar.
Em casa, o Taranto conquistou grande vitória sobre o Modena, quarto colocado, por 3 sets a 1, parciais de 25-21, 25-23, 17-25 e 25-19. Foram 15 pontos do ponteiro brasileiro João Rafael: 13 no ataque, com 57% de aproveitamento, e dois no bloqueio. No passe, o camisa 7 terminou com 69% de positividade.
No Modena, sem Nimir Abdel-Aziz, Leal jogou grande parte da partida na saída de rede. O ponteiro brasileiro terminou a partida com 20 acertos (18 no ataque, com 51% de acerto, um block e um ace). Bruninho somou quatro, três deles no saque.
O resultado fez o Taranto colar no G8, com 26 pontos, com apenas mais uma rodada pela frente, no próximo fim de semana. Ele está um atrás do Cisterna, que fecha a zona de classificação para os playoffs, após esperada vitória sobre o já rebaixado Ravenna. Na rodada final, Taranto enfrentará Milão, quinto colocado, enquanto o Cisterna pegará o Trentino, terceiro, ambos fora de casa.
Já o Vibo Valentia perdeu a chance de se livrar do rebaixamento e agora não depende mais das próprias forças. O time de Maurício Borges e Flávio perdeu de virada para o Padova por 3 a 1. O resultado fez o Vibo cair para o 12° lugar, com 22 pontos, dois atrás do próprio Padova e também do Verona, de Rapha (confira a classificação do Italiano masculino).
No fim de semana, o time da dupla brasileira terá de vencer o Piacenza, sexto colocado, em casa, e torcer por derrota de um dos rivais: Verona receberá o Monza, enquanto o Padova será visitante contra o Modena.