O EMS/Taubaté deu mostras do seu amplo favoritismo na temporada. Mesmo sem o levantador Bruninho – que testou positivo para COVID-19 e iniciou imediatamente o isolamento total em casa – o time não teve a menor dificuldade para derrotar o Vôlei Renata na noite desta sexta-feira (02/10), por 3 sets a 0 – 25-17, 25-18, 25-21 – no Ginásio do Abaeté, em Taubaté, no encerramento da fase classificatória do Campeonato Paulista Masculino 2020.
O Vôlei Renata vai jogar o outro playoff melhor com o Vôlei UM/Itapetininga, que terminou na terceira colocação. O Sesi SP terminou na lanterna, com 2 pontos (2 derrotas por 3 a 2).
(Renato Antunes/Maxx Sports)
As semifinais acontecerão em dois jogos – de ida e volta – com a decisão no Golden Set no caso de dois resultados iguais. Os playoffs começam na terça-feira, com a partida entre Taubaté e Guarulhos, às 21h30. No dia seguinte, no mesmo horário, Vôlei Renata e Itapetininga jogam. Os dois confrontos terão transmissão pelo SporTV. As sedes das partidas ainda serão divulgadas pela Federação Paulista de Volleyball.
Vôlei Renata e Taubaté protagonizaram uma final eletrizante no Estadual de 2019, com a vitória do time taubateano, no golden set, após dois 3 a 2 – um em cada ginásio. Este ano, no entanto, o favoritismo do Taubaté parece ser muito maior. Já era evidente no papel, e nessa sexta ficou muito claro na prática.
No encontro de técnicos argentinos, a equipe de Javier Weber, que conta com uma verdadeira seleção em quadra, não deu chances ao Vôlei Renata de Horácio Dileo. Além disso, o time campineiro não estava num dia bom. Nenhum dos seus atacantes conseguiu render o esperado – talvez só os meios tenham tido mais êxito. Gonzalez sofreu com o passe fora da rede, resultado do saque agressivo do adversário – principalmente com o oposto Gabriel.
A equipe campineira errou muitos saques, na ânsia de forçar o serviço para tirar a bola das mãos do levantador Rapha. Mas, Thales teve atuação segura, assim como os atacantes e Taubaté passou como um rolo compressor, com uma virada de bola eficiente e cumprindo bem os contra-ataques. Foi o primeiro jogo teoricamente mais forte da equipe de Taubaté no ano e já fica a pergunta: quem será capaz de parar esse elenco na Superliga?
Taubaté e Sada/Cruzeiro, outro time forte na temporada, se enfrentam na decisão da Supercopa – que coloca frente a frente o campeão da Copa Brasil e da Superliga -, no dia 30 de outubro, às 21h30, em Campo Grande.
EMS TAUBATÉ FUNVIC: Rapha, Gabriel, Maurício Souza, Lucão, Maurício Borges, Douglas Souza e Thales (líbero). Entraram: Fabiano, João Frank e Felipe Roque. Técnico: Javier Weber.
VÔLEI RENATA: González, Leandro Vissotto, Michel Saraiva, Barreto, Vaccari, Renan e Bruno Bello (líbero). Entraram: Cristiano, Angellus, Melque e Lima. Técnico: Horácio Dileo.