O EMS Taubaté Funvic saiu na frente no playoff final da Superliga Masculina de Vôlei 2020/21 ao derrotar o Fiat Minas por 3 sets a 2, de virada – parciais de 25-18, 22-25, 23-25, 25-16, 15-11 -,na noite desta quarta-feira, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), na primeira partida da série melhor de três. O segundo confronto será nesta sexta-feira, às 19h, no mesmo local, com transmissão pelo SporTV. Confira aqui a tabela das finais da Superliga Masculina.
O ponteiro Douglas Souza foi eleito, pelo voto popular, o melhor em quadra, e faturou o Troféu Viva Vôlei, mas ele repassou o prêmio para o oposto Felipe Roque, maior pontuador da partida, com 23 pontos. Pelo Minas, Honorato e Escobar pontuaram 16 vezes cada um.
– O Roque é o nosso oposto, vive um grande momento, agradeço muito ao pessoal que votou em mim, mas acho que o Roque mereceu mais hoje – justificou o campeão olímpico Douglas Souza.
O capitão do Minas, o também campeão olímpico William, analisou a derrota:
– Difícil analisar agora, acho que a gente fez um bom papel, passamos á frente e eu não sei porque não mantivemos o nível nos outros sets. A gente reagiu e…, bom é do jogo, dois erros de ataque ataque… acontece. A gente tem de encontrar soluções contra um time contra o qual não pode vacilar. O time se portou bem em muitos momentos – disse William.
O Taubaté começou muito bem a partida, fazendo logo 5 a 0 no placar e obrigando o técnico Nery Tambeiro a pedir tempo. Nervoso, o jovem time do Minas – apenas um jogador, o levantador William tem experiência em finais de Superliga -, demorou a entrar no clima da decisão e sentiu o bom saque do rival. Com tanta diferença no marcador ficou difícil reequilibrar a parcial, mas o time mineiro ao menos terminou o primeiro set mais seguro no ataque.
Nos dois sets seguintes, o saque taubateano não fez tanto efeito e o side out também não funcionou como na parcial anterior. O Minas, ao contrário, sacou bem e foi eficiente nos contra-ataques. William distribuiu com a usual inteligência, deixando seus atacantes com o bloqueio quebrado em várias oportunidades. Weber colocou João Rafael no lugar de Maurício Borges e, assim como já havia acontecido na semifinal, ele entrou muito bem no saque e foi bem na virada de bola.
O saque do Taubaté voltou forte no quarto set e não deu chances ao Minas, fechando a parcial em 25 a 16. No tie-break, o jogo foi equilibrado até o quinto ponto, quando o Minas cedeu três pontos em erros para o rival. com 9 a 5 no placar, o time só administrou a vantagem para fechar em 15 a 11 e o jogo em 3 a 2.
EMS TAUBATÉ FUNVIC: Bruninho, Felipe Roque, Maurício Souza, Lucão, Maurício Borges, Douglas Souza e Thales (líbero). Entraram: João Rafael. Técnico: Javier Weber
FIAT MINAS: William, Escobar, Matheus Pinta, Gustavão, Honorato, Lazo e Maique (líbero). Entraram: Orlando, Bento, Lucas. Técnico: Nery Tambeiro.