X

Técnico de Alison/Álvaro fala das mudanças para Tóquio

Campeão olímpico em 2016, o técnico Leandro Brachola falou das mudanças de planejamento para a campanha de Alison e Álvaro para Tóquio-2021
Autor:

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realizou na noite desta terça-feira mais um seminário virtual. O tema do encontro no projeto ‘Academia do Vôlei’ foi a preparação durante um ciclo olímpico, apresentado pelo técnico Leandro Brachola, ouro na Rio-2016 com a dupla Alison/Bruno Schmidt.

Leandro Brachola começou a carreira de treinador no vôlei de praia no início dos anos 90 com a dupla Loiola e Aloísio, e se consagrou como um dos grandes estudiosos da modalidade no país. Classificado para Tóquio-2021 com Alison/Álvaro Filho, o capixaba falou para cerca de 130 profissionais de todo país e ressaltou a necessidade de um trabalho psicológico e de uma boa comissão técnica para conquistar os objetivos.

– Acredito que a ansiedade é maior no ano da corrida olímpica do que efetivamente no ano olímpico. O ano dos Jogos possui um pico de tensão ali durante a disputa em si, mas no ano anterior, a pressão pela conquista da vaga é muito forte, a briga no Brasil é muito acirrada. Acredito que a preparação psicológica é um plano central para o sucesso, saber lidar com os altos e baixos – disse Brachola, que completou.

– É muito importante ter uma comissão técnica experiente, que já trilhou um caminho e vai saber lidar com os atletas, reagir a um resultado negativo, ter as correções em um planejamento. Um time pode não começar bem a corrida olímpica, mas tem que ter o foco no próximo torneio, serão doze, quinze eventos para pontuar, com a necessidade de manter uma regularidade. E felizmente, com o apoio da CBV e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), conseguimos ter uma equipe técnica com vários profissionais especializados em cada área, fisiologia, psicologia, fisioterapia, analista de dados – declarou.

Além de Brachola, os atletas Alison e Álvaro Filho também participaram do seminário. Alison, inclusive respondeu algumas questões enviadas pelos treinadores. O Superintendente de vôlei de praia da CBV, José Virgílio Pires, destacou a possibilidade de profissionais do país inteiro acompanharem a apresentação do técnico campeão olímpico e de tirar dúvidas sobre um ciclo.

– É um orgulho e uma alegria contar com a participação de um campeão olímpico, um profissional tão capacitado como o Leandro Brachola. Certamente essa disposição de dividir conhecimento para tantos profissionais só engrandece o voleibol. Ficamos felizes em chegar na quinta semana tendo essa troca de informações – declarou.

Brachola também comentou as alterações de planejamento em função do adiamento dos Jogos em Tóquio para 2021, visando o ápice físico e técnico de Alison e Álvaro.

– Teremos uma reformulação de planejamento. Do momento em que anunciaram a mudança para 2021, tivemos que virar a chave e fazer novos objetivos. Vamos fazer um processo diferente do anterior. Estávamos em uma sequência de trabalho, partindo aos torneios preparatórios. Quando pudermos retomar as atividades livremente, conhecer o calendário de competições, vamos refazer esse planejamento – destacou.

Tags: Alison/Álvaro Filho

Últimas notícias