Para tudo na vida se tem uma primeira vez. Para o técnico Horácio Dileo, do Vôlei Renata, contudo, a primeira vez representa a realização de um sonho: conduzir a Seleção Argentina. O comandante campineiro será o treinador da Argentina nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019, que começam nesta sexta-feira (26). Será a estreia de Dileo treinando a seleção principal de seu país natal.
Horácio faz parte da atual comissão técnica da Argentina. Ele é assistente de Marcelo Mendez, treinador do Sada/Cruzeiro. Os dois trabalharam juntos na disputa da Liga das Nações e agora se dividem. Enquanto Mendez comandará os hermanos no Pré-Olímpico, Dileo foi incumbido de estar à frente dos argentinos no Pan-Americano. As duas competições acontecem em datas próximas.
Sonho realizado
– Era um sonho e hoje posso realizá-lo. Representar meu país é uma felicidade muito grande. Um orgulho imenso, que não consigo descrever. Agradeço muito a Mendez pela confiança que ele deposita em mim. É uma experiência que eu tive nas seleções de base, mas no adulto é a primeira vez. Está ficando muito empolgante para mim – comentou o treinador campineiro, que ainda valorizou a oportunidade da seleção disputar duas competições ao mesmo tempo.
– Estamos em um bom caminho. A Argentina está crescendo muito no cenário mundial. Terminamos em sétimo a Liga das Nações e hoje temos um time que está separado para duas competição. Tudo isso faz com que os jogadores sejam avaliados constantemente – acrescentou.
Em sua estreia no comando da seleção, Dileo terá um desafio marcante pela frente: buscar o bicampeonato Pan-Americano. No Pan Toronto-2015, os argentinos derrotaram o Brasil, por 3 a 2, e ficaram com a medalha de ouro no torneio.
“A responsabilidade sempre é muito grande para nós. Vamos com um time jovem, que deseja fazer jogos bons, e temos nossa primeira prova de fogo no jogo de estreia contra Cuba. Esperamos poder crescer junto com a competição e voltar com uma medalha para casa”, acrescentou o técnico. Na primeira fase, além de Cuba, os argentinos enfrentarão Porto Rico e Peru. A estreia acontece na próxima quarta-feira (31).
Quatro anos em Campinas
Dileo vai para a quarta temporada no comando do Vôlei Renata. Nos últimos três anos, ele esteve no banco de reservas do time campineiro em 110 jogos e conquistou 61 vitórias. Nesta temporada, o treinador acompanha de longe a pré-temporada da equipe de Campinas por conta dos compromissos com a seleção, mas valorizou o bom trabalho.
– A pré-temporada é uma parte importante, mas tenho plena confiança no Salsa (assistente-técnico do Vôlei Renata) e em toda comissão técnica. Tenho certeza que vamos chegar muito bem preparados para os desafios que teremos pela frente – encerrou Dileo, que deve desembarcar em Campinas em meados de agosto. Ele treina o Vôlei Renata por algumas semanas e volta para a Argentina encerrar o calendário da seleção.
LEIA MAIS:
+ Tabela da Seleção Masculina no Pan-Americano
+ Tabela da Seleção Feminina no Pan
+ Dias e horário dos jogos do Brasil no Pré-Olímpico
+ Italiano, novo técnico do Minas já chega falando português