Por conta da manutenção da interrupção das competições esportivas na Turquia após os devastadores terremotos desta semana, a Confederação Europeia de Vôlei (CEV) decidiu inverter o mando de quadra de jogos adiados de seus principais competições continentais.
Desta forma, a partida entre Vakifbank x Novara, pela última rodada da fase de grupos da Champions League feminina, não acontecerá mais em Istambul. O jogo acontecerá na próxima quarta-feira (15/2), em Novara.
“Embora o nosso clube tenha sido recomendado a jogar este jogo em campo neutro, optou-se por esse caminho, tendo em conta as razões operacionais que não puderam ser geridas no delicado processo pelo qual passamos”, publicou o Vakifbank.
A importante partida vale classificação direta para as quartas de final para o primeiro colocado do Grupo C. Já o perdedor terá de jogar uma fase a mais para avançar. Também em nota oficial, o time italiano se pronunciou sobre a mudança:
“Devido ao prolongamento da interrupção de todas as competições esportivas na Turquia na sequência da tragédia que se abateu sobre o país e em virtude da impossibilidade de adiar ainda mais o jogo (devido ao calendário já saturado), a partida válida pela sexta rodada do Grupo C da Liga dos Campeões será disputada conforme programado, quarta-feira, 15 de fevereiro, com mando invertido. A fim de preservar a correta alternância de jogos em casa e fora de casa, decidiu-se como primeira opção tentar realizar a partida regularmente em Istambul, uma semana após a data inicialmente prevista (portanto em 15 de fevereiro em vez de 8). Em total acordo entre as partes, com a total disponibilidade dos quadros técnicos e corporativos do Vakifbank (com quem a colaboração, tal como com a CEV, foi absoluta e positiva), caso não fosse possível jogar em Istanbul, o jogo seria realizada em Novara. Reconhecendo ontem que seria impossível jogar na Turquia, os clubes concordaram assim em realizar a partida no Pala Igor Gorgonzola”.
O mesmo acontecerá com a partida de volta das quartas de final da Copa CEV entre THY x Busto Arsizio. No jogo de ida, na Itália, as turcas venceram por 3 a 0. A volta aconteceria na Turquia, mas foi remarcada para a próxima quarta, novamente na casa do time da equipe de Rosamaria.
Já são 24 mil mortos na última atualização após os terremotos na Turquia e na Síria.