O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, confirmou, ontem (17), o primeiro teste positivo para a Covid-19 entre as pessoas que estão na Vila Olímpica.
Segundo informações, foi um estrangeiro (não japonês), integrante de uma das delegações olímpicas, mas não se trata de um atleta. O nome e a nacionalidade da pessoa não foram divulgados. O comitê segue investigando os contatos próximos da pessoa infectada, de acordo com Toshiro Muto, chefe do comitê, em entrevista coletiva sobre segurança na Vila Olímpica.
– Estamos tomando medidas firmes contra a Covid, inclusive dentro da Vila. Além disso, os atletas devem, em princípio, ser testados todos os dias, e agora que houve um teste positivo, essa pessoa será imediatamente isolada – disse Muto.
Thomas Bach, também se pronunciou a respeito e garantiu que o caso não representa risco para as delegações nem para a população japonesa e destacou que a pessoa infectada foi isolada.
– Estamos cientes do ceticismo que as pessoas têm aqui no Japão. Meu apelo aos japoneses é que acolham os atletas, porque é a competição da vida deles. E os atletas têm o mesmo interesse da população, de que esses Jogos sejam seguros. Será o evento mais restrito de todos os tempos. Há testes rigorosos e muito ações de contenção. Apenas 0,1% dos participantes testou positivo até agora. Os Jogos vão acontecer e serão seguros para todos -, disse Bach.
– Nossa confiança está no rigor. Desde o começo, o rigor deu a base de toda a organização. Nós podemos garantir que os casos positivos vão ser identificados e tratados com rigor para evitar um surto. A nossa confiança recai no esquema de segurança em vigor – confirmou o alemão.