Mantida a invencibilidade do Vakifbank no Campeonato Turco feminino 2023/2024. Nesta terça-feira (21/11), em Istambul, vitória sobre o THY por 3 sets a 1, com parciais apertadas de 25-23, 27-25, 17-25 e 25-23.
Foi o décimo resultado positivo do time de Gabi em dez jogos, confirmando a liderança. Já para a equipe de José Roberto Guimarães, Macris, Diana e Julia Bergmann, agora são cinco vitórias e quatro derrotas, na quinta colocação.
O Vakif não conseguiu jogar com conforto e viu o THY pressionar em vários momentos. No primeiro set, o fundamento apareceu bem para ambos os lados, com dez pontos: 6 a 4 a favor do time de Giovanni Guidetti.
Com Jordan Thompson e Gabi bem marcadas, a ponteira Alexandra Frantti foi a válvula de escape ofensiva nesta metade inicial. No segundo set, o THY seguiu equilibrando as ações e desta vez chegou a ter o contra-ataque no 25-24, mas Julia Bergmann desperdiçou na tentativa de explorar o bloqueio. Na sequência, um ace de Thompson, com auxílio da fita, e um toque na rede da ponteira brasileira decretaram o fim da parcial.
O início do terceiro set foi animador para o Vakifbank, abrindo 7 a 3. Parecia contagem regressiva para fechar o duelo. Mas o THY reagiu, com a dupla Anthi Vasilantonaki e Kiera Van Ryk desequilibrando no ataque. Até com certa facilidade, o time de Zé Roberto estendeu o jogo.
E foi mais um set ponto a ponto, com as duas equipes, com muito volume de jogo, bons rally e alternâncias. No fim, o time mais acostumado com confrontos assim e que errou menos nos momentos decisivos levou a melhor.
Gabi e Julia tiveram números semelhantes na partida: 11 e 14 pontos, respectivamente. A camisa 10 marcou todos no ataque, enquanto a 77 pontuou em todos os fundamentos: 12 no ataque, um no block e um no saque. Macris entrou em algumas inversões, enquanto Diana não foi utilizada.
As americanas Frantti e Thompson fizeram 16 e 15 pontos, respectivamente, para o Vakif. Vasilantonaki e Van Ryk lideraram o THY e o jogo, com 24 e 20.