O THY, com uma grande atuação, levou a melhor sobre o líder Fenerbahce, neste sábado (9/3), pelo returno do Campeonato Turco feminino 2023/2024. Como visitante, o time de José Roberto venceu por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 25-19, 21-25, 19-25 e 15-12.
O resultado garantiu a classificação do THY para as semifinais com uma rodada de antecipação. E pode alterar os cruzamentos dos playoffs, já que o Eczacibasi tem oportunidade para assumir o primeiro lugar, “forçando” um Fenerbahce x Vakifbank na semi.
O Fener havia perdido apenas uma partida até então no Turco 23/24 em 23 rodadas. Neste sábado, o time dirigido por Stefano Lavarini não conseguiu parar a oposta canadense Kiera Van Ryk, autora de 32 pontos, sete deles no saque. Boa colaboração ofensiva também da ponteira turca Neri Ozsoy, com 20.
Novamente titular, Macris foi decisiva na construção da vitória, entendendo o melhor momento das atacantes para fazer a distribuição. A levantadora ainda colaborou com três pontos: um em cada fundamento.
Julia Bergmann chegou perto dos dois dígitos na pontuação: nove pontos. O melhor momento da brasileira foi no quarto set, quando fez quatro pontos seguidos (três no ataque e um no bloqueio), ajudando o THY a sair de um 2-5 par um 8-5 no placar. No passe, 55% de positividade.
Além da derrota, o Fener ainda teve um prejuízo individual no quarto set. A capitã Eda Erdem torceu o tornozelo esquerdo numa tentativa de bloqueio, precisou sair carregada e não voltou mais para a quadra. Foram oito pontos da central no jogo.
Arina Fedorovtseva e Melissa Vargas foram as maiores pontuadoras do Fenerbahce, com 20 e 14 pontos, respectivamente. Ana Cristina entrou em vários momentos e colaborou com sete acertos, seis deles no ataque.