O Dentil Praia Clube foi valente, mas parou no bloqueio e na regularidade do ataque do Tianjin, na derrota por 3 sets a 1 – parciais de 25-23, 25-21, 24-26, 25-22 -, na manhã deste sábado (21/12), em Hangzhou, na China, pela semifinal do Campeonato Mundial Feminino de Clubes 2024 e vai disputar a medalha de bronze neste domingo, às 4h (horário de Brasília).
O adversário do Praia sairá do confronto entre os italianos Conegliano e Milão, que se enfrentam ainda hoje, às 8h30 (horário de Brasília). O Tianjin enfrentara o vencedor desse jogo no domingo, às 8h30, pelo ouro. Os jogos serão transmitidos pelo VBTV, Sportv e pelos canais Disney Plus.
A ponteira canhota, um dos destaques da Seleção Chinesa Yingying Li foi, novamente, decisiva, com os seus 32 pontos. Quem mais pontuou para o Praia foi a oposta norte-americana Nia Reed, com 23. Adenízia e Kuznetsova terminaram o jogo com 12 pontos cada uma. Monique saiu do banco contribuiu com 11 acertos. A central russa Irina Fetisova foi a segunda maior pontuadora do Tianjin, com 17 pontos, 8 deles de bloqueio.
O primeiro set do time brasileiro foi de superação. O Praia perdia por 19 a 13, quando Monique entrou para sacar e fez dois aces diretos. A diferença chegou a ser de apenas um ponto 22 a 21, mas o Tianjin conseguiu manter a vantagem mínima para levar o set. Macris colocou várias vezes o bloqueio do time chinês para sambar na rede, com Gattaz puxando a bola china e deixando Kuznetsova no simples para definir.
No segundo set, o Praia abriu 6 a 1 e parecia que ia comandar a parcial com certa tranquilidade, mas o Tianjin foi, aos poucos, tirando a diferença com um bom saque. O jogo chegou a estar empatado em 11 a 11, mas numa boa passagem pelo saque, a ponteira Yizhu Wang só saiu de lá no 18 a 12. Foram seis pontos seguidos, três deles de bloqueio, por parte do time chinês. Marcos Miranda colocou Monique no lugar de Caffrey para melhorar a recepção e Maiara Basso no de Kuznetsova numa tentativa de melhorar a virada de bola, mas o bloqueio do Tianjin estava amortecendo bem os ataques brasileiros e fechou o set em 25 a 21.
Marcos Miranda começou o terceiro set com Monique e Maiara Basso nas pontas, priorizando o volume de jogo ao invés da potência, tentando melhorar o passe para Macris jogar mais com as centrais. O Praia sacou muito bem, tirou o passe da mão da Di Yao e, na reta final, virou um placar de 17 a 21 para 22 a 21. Maiara Basso marcou dois pontos seguidos – um de ataque e um de bloqueio – e fechou a parcial em 26 a 24.
O quarto set foi novamente uma parcial de superação para o time brasileiro. As asiáticas abriram 9 a 2, Marcos Miranda fez a inversão do 5×1 com Ju Carrijo e Caffrey e as mineiras viraram para 10 a 9. Novamente com um saque agressivo, conseguiu reequilibrar o jogo, mas o bloqueio do Tianjin amortecia os ataques do Praia e, nesse ritmo, fez 24 a 19. A equipe de Uberlândia esboçou uma reação no final, numa boa sequência de saque da Carol Gattaz, mas as donas da casa fecharam o set em 25 a 22.
DENTIL PRAIA CLUBE: Macris, Nia Reed, Carol Gattaz, Adenízia, Sofya Kuznetsova, Payton Caffrey e Natinha (líbero). Entraram: Ju Carrijo, Monique e Maiara Basso. Técnico: Marcos Miranda.
TIANJIN: Di Yao, Boya Chen, Yizhu Wang, Yingying Li, Yuanyuan Wang, Irina Fetisova e Liwen Liu (líbero). Entraram: Yang Yi (1), Meng Dou e Liu Meijun. Entraram: Liu Meijun, Yang Yi e Meng Dou. Técnico: Chen Fang.