Mesmo ainda sem uma recomendação oficial da entidade para a suspensão dos treinamentos, algo já feito na Itália, vários clubes têm optado pela paralisação voluntária.
No Sada Cruzeiro, o retorno aos trabalhos está marcado para a tarde de quarta-feira, mesma medida tomada pelo Pacaembu/Ribeirão.
– Suspendi os treinos até quarta à tarde. Tendência agora é suspender e ver o que acontece, se teremos alguma nova diretriz – disse o técnico Marcelo Mendez, no aguardo de instruções de autoridades.
No Vôlei Renata, os treinos já estão suspensos até quinta-feira, pelo menos. Para o técnico Horácio Dileo, todos devem colaborar para frear a disseminação do coronavírus.
– Já não sei se não iremos voltar apenas na próxima semana. Há muita incerteza, o momento é muito delicado e temos de ser solidários. É um país com muitos milhões de habitantes, temos de tomar exemplo do que aconteceu na Europa, não deixar ninguém desprevenido. Se a gente se isolando socialmente ajuda a baixar a curva de contágio, é fantástico. Você vai ter contaminados por coronavírus, mas com isso serão muito menos. Temos de ser inteligentes, solidários, parceiros para poder ajudar. O vôlei aqui fica de lado – disse Dileo.
Também na quinta-feira está marcada a volta do EMS/Taubaté aos trabalhos. Segundo o técnico Renan Dal Zotto, existem conversas diárias com a prefeitura, como medida preventiva.
– A cidade ainda não tem casos, então estamos ouvindo e aceitando as recomendações da prefeitura também. Quem pegou avião, por exemplo, vai ficar em observação na volta. Talvez tenhamos de treinar em grupos menores. A decisão atual é treinar na quinta, mas até lá pode ser que mude – revelou Renan.
Na equipe feminina do Sesc, as jogadoras foram liberadas no domingo até terça-feira. Uma nova conversa está prevista para definir se o retorno realmente acontecerá na data prevista ou se a folga forçada será estendida.
No São Paulo/Barueri, todas as categorias de base tiveram as atividades suspensas por tempo indeterminado. O time adulto tem uma atividade prevista para hoje à tarde, mas o restante da semana ainda não está definido. O Osasco Audax/São Cristóvão Saúde tem uma reunião prevista para esta tarde para definir o que fazer no restante da semana.
No Itambé/Minas estavam previstas duas atividades hoje, em Belo Horizonte. Já o Fiat/Minas, após voltar da viagem para Montes Claros, tem reapresentação marcada para amanhã.
No Brasil, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira são 200 casos confirmados e quase dois mil suspeitos.