O Jastrzebski Wegiel anunciou, nesta sexta-feira (13/12), a renovação de contrato do capitão da equipe, antecipando bastante seus movimentos no mercado do vôlei. O francês Benjamin Toniutti estendeu o vínculo até a temporada 2025/2026.
– É sempre bom conversar com a família e amigos nesses momentos, porque não é uma decisão fácil. Quero dizer não apenas nesta temporada, mas também na próxima, porque haverá novos objetivos e você não pode tomar essa decisão em dois minutos. Este será novamente um novo desafio para mim, mas minha carreira consiste em desafios. Eu gosto de pegá-los e seguir em frente. É por isso que decidi ficar em Jastrzebski Wegiel, porque é um bom lugar para mim e me sinto muito bem aqui. No final, foi uma decisão óbvia para mim – disse o levantador.
Toniutti defende o Jastrzebski Wegiel desde a temporada 2021/2022. Neste período, ele ganhou o Campeonato Polonês duas vezes, foi vice uma vez, triunfou na Supercopa da Polônia duas vezes e jogou a final da Liga dos Campeões duas vezes. Na competição atual, a equipe está na liderança da PlusLiga.
– Lembro-me muito bem da minha última entrevista depois da temporada passada, na qual disse que este clube deve ter uma mentalidade vencedora. Não é fácil, porque está sempre associado a desafios pessoais, chegando ao treino com o pressuposto de melhorar, mas essa deve ser a mentalidade de um atleta profissional para vencer todas as partidas e melhorar constantemente. Não é fácil, mas eu tenho isso codificado na minha cabeça. E o fato de eu estar envelhecendo provavelmente não mudará isso. Sempre tentarei compartilhar minha experiência com cada jogador e passar essa mentalidade – explicou.
Toniutti tem no currículo diversas conquistas relevantes. Ele é bicampeão olímpico, venceu duas vezes a Liga Mundial/Liga das Nações e também conquistou o Campeonato Europeu. Ele ainda tem muitos prêmios individuais em sua coleção.
– Acredito que temos boas condições de trabalho aqui e isso não vai mudar. Definitivamente haverá um novo projeto, mas acho que nosso objetivo será fazer o nosso melhor. Meu papel se resume a ser um jogador experiente com um histórico nos últimos anos, que sempre olha para o presente e o futuro. O que eu fiz antes não será mais tão importante. Vou continuar a dar o meu melhor todos os dias nos treinos, para fazer algo de bom com esta equipe e este clube na próxima temporada.
Adam Gorol, presidente da Jastrzebski Wegiel, festejou o acordo com o capitão do time dirigido por Marcelo Mendez:
– A temporada 2024/2025 está em andamento, mas já é um sinal dos tempos que temos que começar a construir a equipe para a temporada 2025/2026 agora. Nesse conceito, o papel principal coube a Benjamin Toniutti e eu não poderia imaginar que ele pudesse estar ausente deste projeto. Ben é o melhor absoluto quando se trata da posição de levantador na liga, mas também no mundo. Fiz todos os esforços para manter o bicampeão olímpico no elenco. Acredite em mim, não foi fácil, por isso estou muito satisfeito que as negociações tenham sido bem-sucedidas e Ben ficará conosco por mais uma temporada.