X

Treinadora da base do Vôlei Renata ganha chance na Seleção

Patrícia Appolinário, treinadora das categorias de base do Vôlei Renata, foi convocada para ajudar na Seleção Brasileira sub-19 masculina
Autor:

Compartilhe:

Primeira mulher a ocupar um cargo técnico na história da Superliga Masculina, a treinadora do Vôlei Renata, Patrícia Appolinário, tem mais um desafio na carreira: a Seleção Brasileira. Ela foi convocada para compor a comissão técnica da categoria sub-19, que vai se reunir entre os dias 18 e 24 de abril, em Saquarema, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que a técnica do time campineiro é chamada para a Seleção.

Patrícia foi convocada para auxiliar o técnico Luis Carlos Rodrigues, o Kadylac, durante os treinamentos e avaliações do Laboratório de Detecção de Talentos da Seleção Brasileira Sub-19. Os jovens, nascidos entre 2004 e 2005, serão observados durante duas semanas, visando a disputa do Sul-Americano da categoria, que acontece em agosto, em lugar a ser definido.

– Foi uma sensação incrível, até tremeu a perna – disse Patrícia, ao saber da convocação.

– É uma sensação de vitória e, ao mesmo tempo, de ansiedade para fazer valer a pena a oportunidade que está sendo dada. Muita coisa passou em minha cabeça: família, trabalho, amigos. Um sonho de muitos que posso viver. Que seja de muito aprendizado – complementa Patrícia, que foi atleta durante a adolescência em clubes de Campinas e que recusou propostas de fora do Brasil para manter vivo o o sonho de ser treinadora.

No projeto campineiro desde 2011, Patrícia assumiu a categoria infantil, em 2014, e desde então é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento de novos talentos do Vôlei Renata. No período, passaram, pela categoria sub-17, cerca de 120 atletas, alguns deles chegando ao time principal como o ponteiro Renan Bonora, da Apan/Eleva/Blumenau na última Superliga, e o líbero Felix, que fez parte do elenco do Vôlei Renata nesta temporada.

Nos últimos três anos, Patrícia levou o time sub-17 a dois pódios no Campeonato Paulista da categoria. Levou a equipe de formação ao vice-campeonato paulista em 2014, à medalha de prata na Copa São Paulo no mesmo ano e ao título da série prata do Estadual em 2016. A treinadora foi chamada para auxiliar na Seleção Paulista em 2018.

Durante a Superliga 21/22, Patrícia fez história. No dia 16 de janeiro, em jogo válido pela segunda rodada do returno, ela se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo técnico na história da competição masculina ao atuar como auxiliar no duelo entre Vôlei Renata e Sada Cruzeiro.

Últimas notícias