Identidade vitoriosa foi o que construiu o Trentino ao longo das duas últimas décadas. Com inúmeros títulos importantes, além de ser o maior campeão do Mundial de Clubes, com cinco conquistas, e ter faturado tudo na Itália, o time de Trento conseguiu consolidar um projeto vencedor conquistando 19 títulos desde 2008. Agora, alinhado ao investimento do voleibol italiano, anseia por mais triunfos.
Desde a temporada 2016/17, quando iniciou a era “Lorenzetti”, o time vem figurado entre os quatro melhores da Itália, mas não vence o scudetto desde 2015. Recentemente o clube passou a apostar em atletas jovens como a dupla de ponteiros Michieletto e Lavia e o levantador Sbertoli, ambos com sucesso pela seleção de base e com potencial a ser desenvolvido. Para auxiliar os mais jovens, o clube permanecerá por mais uma temporada com os centrais Podrascanin e Lisinac, as “torres gêmeas sérvias” e, o ponteiro búlgaro Matey Kaziyski, que contribuem com sua maior experiência e rodagem no esporte.
Com a base da última temporada mantida, a única baixa entre os titulares foi a do líbero alemão Julian Zenger. E com essa sequência o clube planeja disputar todos os títulos. Mesmo não sendo o elenco mais qualificado da liga, o projeto do Trentino já mostrou historicamente que nunca se pode duvidar de um time tão vitorioso.
Posição na última Liga Italiana: Terceiro lugar.
Reforços contratados: Gabriele Nelli (oposto), Donovan Dzavoronok (ponteiro), Martin Berger (central), Gabriele Laurenzano (líbero) e Domenico Pace (líbero).
Quem teve o contrato renovado ou subiu da base: Riccardo Sbertoli (levantador), Niccolo Depalma (levantador), Matey Kaziyski (ponteiro), Daniele Lavia (ponteiro), Alessandro Michieletto (ponteiro), Oreste Cavuto (ponteiro), Wout D’Heer (central), Marko Podrascanin (central), Srecko Lisinac (central).
Principal baixa: Julian Zenger (Padova da Itália).
Técnico: Angelo Lorenzetti (ITA).
Competições previstas no calendário: Supercopa da Itália, Copa da Itália, Liga Italiana e Champions League.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei
Confira as matérias anteriores da série especial do Web Vôlei
Vakifbank, com Gabi e Egonu, defende ano perfeito
Zaksa tenta se manter no topo sem Semeniuk
Conegliano se renova para seguir no topo
Perugia muda para realizar sonho europeu
Fenerbahce, com Macris, quer volta dos títulos
Wegiel, agora com Mendez, quer desbancar o Zaksa
Eczacibasi busca reencontrar caminho vitorioso
Piacenza investe alto e quer ser protagonista
Civitanova rejuvenesce pensando no futuro
Monza tenta se firmar entre os grandes
Zenit Kazan, apesar de incerteza, mantém a base