O título do Campeonato Italiano masculino de vôlei na temporada 2024/2025 é do Trentino. Nesta quarta-feira (7/5), fora de casa, o time do brasileiro Flávio confirmou a conquista com a vitória suada sobre o Civitanova por 3 sets a 2, parciais de 21-25, 28-26, 25-17, 20-25 e 15-9.
Para o meio de rede brazuca representa o bicampeonato italiano de forma consecutiva. Na temporada passada, Flávio conquistou o scudetto com o Perugia. Na Itália, ele também já faturou outras competições locais: duas vezes a Supercopa e uma vez a Copa do país.
Flávio teve um desempenho melhor da segunda metade em diante na partida de hoje, quando foi mais acionado no ataque pelo levantador Riccardo Sbertoli. Foram oito pontos para o brazuca: seis no ataque, com 66% de aproveitamento, e mais dois bloqueios.
Para fechar a série em melhor de cinco da final em 3 a 0, o Trentino contou com o protagonismo do ponteiro canhoto Alessandro Michieletto, autor de 22 pontos: 16 no ataque (66% de aproveitamento), quatro no saque e dois no bloqueio. Daniele Lavia anotou mais 13, três em aces. Do lado do Civitanova, os dois ponteiros também foram os maiores pontuadores: o búlgaro Aleksandar Nikolov e o local Mattia Botolo, com 23 e 19 acertos, respectivamente.
Curiosamente, os dois opostos não foram protagonistas, com baixo aproveitamento ofensivo: o turco Adis Lagumdzija teve 33% de eficiência e Kamil Rychlicki, recém-convocado para a seleção italiana após naturalização, ficou com 42%, aparecendo um pouco melhor na reta final da partida.
O saque foi o fundamento destacado da partida, com um total de 19 aces: 10 do Trentino e 9 do Civitanova. Como comparação, o total de pontos de bloqueio chegou a 14. Foi o sexto scudetto da equipe de Trento na história.