O Trentino é o campeão da Supercopa Italiana na temporada 2021/2022. Neste domingo, em Civitanova, vitória sobre o Monza por 3 sets a 1 na decisão, parciais de 25-11, 25-21, 31-33 e 25-14.
Resultado para encher de moral um dos participantes do próximo Campeonato Mundial de Clubes, em Betim (MG), no mês de dezembro. Foi a primeira Supercopa vencida pelo Trentino desde 2013.
Para o torcedor da equipe de Trento, a conquista não deixa de ser surpreendente. Ao fim da temporada passada, uma diminuição orçamentária fez o tradicional projeto perder seus principais atletas: o levantador Giannelli foi para Perugia, o oposto Nimir Abdel-Aziz está no Modena, enquanto o ponteiro Lucarelli foi para Civitanova.
E a reposição com jovens italianos e um antigo ídolo deu certo. O veterano ponta búlgaro Matej Kaziyski foi o maior pontuador da final, com 21 acertos: 17 no ataque, três no bloqueio e um no saque. De quebra, levou o prêmio de MVP. A nova geração veio a seguir, com 18 pontos de Michieletto e 16 de Lavia, que vem atuando como oposto. O remanescente Lisinac também terminou com 16 acertos.
A destacar ainda o percentual ofensivo alto do Trentino como um todo: 57%. O maior pontuador da decisão foi o oposto alemão Grozer, do Monza, com 22 pontos.