A Champions League masculina conheceu nessa quinta-feira (7/4) os dois finalistas da edição 21/22 e, curiosamente, será a reedição da última temporada, quando Zaksa e Trentino se enfrentaram. Na oportunidade, o time polonês levou a melhor. Ambas as equipes tiveram que passar por rivais nacionais para chegar a final.
Na Polônia, o Zaksa havia vencido o primeiro jogo por 3 sets a 0 e chegou para o confronto de ida com uma vantagem grande. Já o Wegiel precisava reverter um quadro bastante desfavorável, que ficou ainda mais complicado com a ausência do ponteiro francês Trevor Clevenot, que ficou de fora devido a uma lesão no joelho.
Os atuais campeões não deram chances para os rivais nos dois primeiros sets. Vencendo as duas primeiras parciais (25-15, 25-21), o Zaksa garantiu a vaga na grande final. Após consolidação da vaga na final, ambos os treinadores optaram por revezar os times. O Zaksa jogou o restante da partida com o time todo reserva, enquanto o Wegiel revezou titulares e reservas e até mostrou reação ao vencer o terceiro e quarto set (24-26, 21-25), mas foi superado no tie- break por 15-11.
ZAKSA: Janusz, Kaczmarek (11), Sliwka (9), Semeniuk (5), Smith (4), Huber (7) e Erik Shoji (líbero). Entraram: Zalinski (15), Rejno (8), Staszewski (10), Kluth (7), Kalembka (4), Kozlowski e Banach (líbero). Técnico: Gheorghe Crețu.
WEGIEL: Toniutti (1), Hadrava (9), Wisniewski (2), Macyra (8), Fornal (9), Szymura (15) e Popiwczak (líbero). Entraram: Tervaportti, Boyer (17), Cedzynski (3), Szwed (3) e Biniek (líbero). Técnico: Andrea Gardini.
Se as coisas foram mais tranquilas na Polônia, o clássico italiano tratou de pegar fogo. O Perugia precisava vencer o Trentino e, conseguiu, no tie-break: 21-25, 25-21, 25-16, 25-20 e 15-13). Com o resultado, o time de Leon devolveu o placar do primeiro jogo e forçou o golden set. No set decisivo, mais equilíbrio, o Trentino vencia por 8-2 e parecia estar tranquilo para fechar o jogo, mas o Perugia buscou a reação e empatou em 14-14 com ace de Leon. Porém, no erro de ataque do oposto Rychilicki, depois de seis sets jogados, o Trentino conseguiu a classificação e fechou o jogo em 17-15.
O maior pontuador do confronto foi o jovem ponteiro Alessandro Michieletto, com 20 ataques (49% de aproveitamento), dois bloqueios e três aces, somando 25 pontos. Pelo lado do Perugia, o principal destaque foi a dupla de ponteiros. Matt Anderson e Leon, eles juntos somaram 47 pontos (23 e 24, respectivamente), pontuação que não foi suficiente para evitar o revés no golden set.
Com o resultado, o Trentino poderá ter sua revanche, já que foi derrotado pelo Zaksa na última decisão. As equipes chegaram pela segunda vez consecutiva à grande final, o vencedor será conhecido no dia 22 de maio em Ljubljana, na Eslovênia.
TRENTINO: Sbertoli (3), Lavia (19), Kaziyski (11), Michieletto (25), Podrascanin (10), Lisinac (10) e Zenger (líbero). Entraram: Sperotto, D’Heer, Pinali (2) e Cavuto (1). Técnico: Angelo Lorenzetti.
PERUGIA: Giannelli (2), Rychlicki (17), Leon (24), Matt Anderson (23), Solé (9), Mengozzi (6) e Colaci (líbero). Entraram: Travica, Plotnytskyi, Ricci (4) e Piccinelli (líbero). Técnico: Nikola Grbic.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei