O Trentino havia vencido, na semana passada, o primeiro jogo das quartas de finais da Champions League sobre o Berlin por 3 a 0, o que lhe garantia uma enorme vantagem para o segundo jogo. O time italiano foi até a capital alemã, nesta quarta-feira, podendo perder no tie-break que mesmo assim garantiria vaga para as semifinais. E foi o que aconteceu.
Jogando em casa, os alemães abriram 2 sets a 0 (25-21 e 25-22). Guiados pelo experiente levantador russo Grankin, os mandantes pareciam estar prontos para forçarem o golden set, mas o Trentino soube reagir e minimizar seus erros. No terceiro set, os italianos venceram por 25-9, ganharam confiança para fechar o quarto set por 25×21 e selaram a classificação. No tie-break, ambas as equipes rodaram os jogadores e quem acabou se dando melhor foi o Berlin: 15-13.
O Trentino contou com grande atuação do ponteiro Michieletto. O jovem canhoto foi o maior pontuador do confronto, com 22 pontos: 14 ataques (56% de aproveitamento), três bloqueios e mais cinco aces. O oposto Pinali, substituto de Lavia, também foi destaque com 17 pontos (60% de aproveitamento no ataque), sendo quatro em bloqueios. Pelo lado berlinense, Timothee Carle foi o maior pontuador, com 18 acertos.
O Trentino terá pela semifinal o clássico local contra o Perugia, garantindo a presença de um representante da Itália na grande decisão da Champions. O time de Leon e Matt Anderson não precisou entrar em quadra nas quartas de final, após a desclassificação dos russos do Zenit São Petersburgo por conta da guerra na Ucrânia.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei