O Campeonato Mundial masculino de vôlei, nas Filipinas, começou com derrota dos donos da casa. Nesta sexta-feira (12/9), em Manila, a Tunísia frustrou a torcida local com vitória por 3 sets a 0, parciais de 25-13, 25-17 e 25-23.
A partida marcou a estreia internacional da seleção filipina, acostumada a jogar apenas torneios continentais. Nas 20 edições anteriores do Mundial, nenhuma participação.
Em 2025 a presença das Filipinas acontece apenas por ser a sede, já que no ranking mundial masculino aparece apenas na 82ª colocação.
Ficou claro durante a estreia as limitações dos donos da casa. A Tunísia foi dominante em quase todo o confronto, com muito mais poderio ofensivo, presença de bloqueio e poucos erros cometidos.
Apesar da derrota, a seleção filipina teve o maior pontuador do jogo: Bryan Bagunas anotou 23 pontos, sendo 20 deles no ataque, com 54% de aproveitamento. Pelo lado tunisiano, destaque para Oussama Ben Romdhane: 17 pontos, sendo 15 no ataque, com 68% de eficiência e mais dois no bloqueio.
Irã e Egito são os outros dois times do Grupo A. Vale lembrar que dois avançarão para as oitavas, cruzando com que passar da chave do Brasil.