Os favoritos Vakifbank e Fenerbahce abriram a temporada 2023/2024 do Campeonato Turco feminino de vôlei com vitória neste sábado (14/10). Sem perder sets, mas com um susto em uma das parciais.
O Vakif foi o primeiro a entrar em quadra e levou a melhor sobre o Karayollari, parciais de 26-24, 25-19 e 25-18. A capitã Gabi não foi relacionada. Ela esteve presente no ginásio, mas sequer ficou no banco de reservas.
A oposta Alexia Carutasu liderou o time de Giovanni Guidetti na pontuação, com 24 acertos, 22 deles no ataque, com 58% de aproveitamento. O italiano escalou o Vakifbank para a estreia no Turco com Van Aalen, Carutasu, Frantti, Bascan, Ogbogu, Demirel e Acar (líbero). A levantadora Ozbay e a oposta Thompson tiveram uma passagem rápida pela quadra. A central Gunes ficou no banco, mas não foi utilizada.
Já o Fenerbahce levou a melhor sobre o Aydin, com parciais de 25-15, 29-27 e 25-19 pela primeira rodada do Turco feminino. O técnico italiano Stefano Lavarini escalou como titulares Unal, Stysiak, Fedorovtseva, Ismailoglu, Erdem, Fetisova e Orge, ou seja, boa parte de suas titulares. Os destaques foram a ponteira russa, autora de 24 pontos, com incríveis nove aces, e a estreante oposta polonesa, com mais 20 acertos.