A Turquia, no sufoco, confirmou o favoritismo e segue na briga pela vaga europeia no Pré-Olímpico feminino de Apeldoorn, na Holanda. Nesta sexta-feira, vitória turca sobre a Bélgica por 3 sets a 2, parciais de 25-20, 25-15, 20-25, 22-25 e 15-10.
Como era um confronto direto pela semifinal, no encerramento da primeira fase, a seleção comandada por Giovanni Guidetti avança, enquanto a Bélgica dá adeus. A Turquia passa como segundo colocada no Grupo B, com cinco pontos. A Alemanha, após vencer a Croácia por 3 sets a 0, na preliminar de hoje, manteve o aproveitamento de 100% e terminou na liderança.
Resta agora a partida entre Polônia e Azerbaijão para a definição das semifinais. Dando a lógica, com vitória polonesa, os jogos de amanhã serão entre Polônia x Turquia e Alemanha x Holanda. Os vencedores disputarão no domingo a final e, consequentemente, a vaga em Tóquio.
A oposto Boz terminou como maior pontuadora turca na partida, com 26 acertos, um aproveitamento no ataque de 45%. Na sequência apareceu a ponteira Baladin, com 20, e um percentual ainda melhor: 55 de acerto%.
Como já havia acontecido na rodada anterior, Guidetti praticamente não utilizou Karakurt. Mesmo sofrendo a reação no terceiro e quarto sets, o técnico italiano utilizou a jogadora em uma passagem. Ela sacou uma vez e errou. Também atacou uma bola e errou.
Pela Bélgica, Herbots anotou 22 pontos, mas com um percentual de acerto baixo: 37%.