Com Vargas na saída e Karakurt na ponta, a Turquia jogou bem e derrotou a Itália por 3 sets a 0 – parciais de 25-20, 25-15, 25-18 -, na tarde desta quinta-feira (13/07), na cidade norte-americana de Arlington, e garantiu vaga na semifinal da VNL Feminina 2023. A equipe do técnico italiano Daniel Santarelli vai enfrentar os Estados Unidos por vaga na final no próximo sábado, às 21h30, para manter vivo o sonho de conquistar o primeiro título da história da seleção.
A Turquia chegou à fina da VNL em 2018, quando perdeu para os Estados Unidos na final. A outra semifinal será disputada entre Polônia – que eliminou a Alemanha, quarta-feira – e a China, que passou pelo Brasil na abertura da rodada de hoje, às 18h (horário de Brasília), com transmissão pelo SporTV e também pelo canal do Web Vôlei no YouTube.
A oposta Melissa Vargas foi a maior pontuadora do jogo, com 16 acertos (14 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio). Outros destaques da Turquia foram a central Eda Erdem, com 11 pontos (6 de ataque e 5 de bloqueio), a também central Gunes com 10 pontos (6 de bloqueio, 2 de saque e 2 de bloqueio) e Karakurt, com 8 (7 de ataque e 1 de bloqueio).
Os destaques da Itália foram a ponteira Villani, com 11 pontos (9 de ataque e 2 de saque) e a opsota Nwakalor, com 10 pontos (8 de ataque e 2 de bloqueio).
A Itália, atual campeã da Liga das Nações, jogou a competição com a sua seleção B. O time principal com Paola Egonu e cia está se preparando para o Campeonato Europeu, que começa na semana que vem. A Turquia chegou a todas as semifinais da VNL até agora.