A seleção feminina da Turquia começou a treinar nesta quinta-feira (18/5), em Istambul, os treinamentos sob o comando de Daniele Santarelli. O técnico italiano contou com 13 jogadoras: as levantadoras Buse Unal e Sila Caliskan; as centrais Eda Erdem, Aycin Akyol, Zeynep Sude Demirel e Asli Kalac; as opostas Ebrar Karakurt e Melissa Vargas; as ponteiras Ilkin Aydin, Meliha Ismailoglu e Neriman Ozsoy, além das líberos Gizem Orge e Melis Yilmaz.
Entre elas, a grande novidade é a oposta cubana naturalizada turca Vargas, que fará a estreia como a seleção turca neste ano.
Como Vakifbank e Eczacibasi, dois dois principais times turcos estão em Turin (ITA), para a disputa da final da Champions League, no sábado, Santarelli ainda não conta com várias prováveis titulares, como Cansu Ozbay, Zehra Gunes e Hande Baladin.
Para a primeira semana da Liga das Nações (VNL), a Turquia selecionou 25 das 30 atletas inscritas. Entre nomes ainda não citados acima estão Tugba Senoglu, Derya Cebecioglu, Yasemin Guveli, Kubra Akman, além de Saliha e Elif Sahin.
Na primeira etapa da VNL, a Turquia jogará em casa, na cidade de Antalya, contra Coreia do Sul, Sérvia, Itália e Estados Unidos. Para Santarelli, confrontos especiais contra a sua ex-seleção e contra o país-natal.