A Turquia voltou a sofrer com novos terremotos nesta segunda-feira (20/2), já à noite, no fuso horário local. A região atingida é a mesma devastada duas semanas atrás, na fronteira do país com a Síria. De acordo com o Centro Sismológico dos Estados Unidos, os tremores tiveram magnitude de 6,3 numa escala até 9.
Ainda não foram divulgadas informações sobre mortes e feridos. Mas já estão confirmados novos desabamentos de prédios e casas na região de Hatay.
Pelas redes sociais, times de vôlei da Turquia já começaram a se pronunciar sobre os novos tremores.
“Esperamos que não haja perda de vidas nos terremotos ocorridos em Hatay. Transmitimos nossos melhores votos ao nosso país”, publicou o Vakifbank.
“Expressamos os nossos melhores votos a todos os nossos cidadãos afetados pelo terremoto ocorrido em Hatay e que se fez sentir nas províncias vizinhas”, postou o THY.
Pelo Instagram, a central Bia, do Kuzeyboru, muito engajada nas últimas semanas para comprar alimentos, roupas e material de primeira necessidade para as vítimas, lamentou os novos terremotos.
– Realmente aconteceu mais um terremoto. Estou aqui olhando pela televisão e as imagens são horríveis. Não tem explicação, tudo de novo, prédios caíram, pessoas morreram, pessoas soterradas. Realmente é uma situação muito triste. Gera uma angústia de novo. Não tem o que fazer. É rezar, pedir proteção para essas pessoas. Não tem palavras para definir isso para vocês – disse Bia, que revelou estar segura, em um hotel, após ter passado os últimos dias em cidades afetadas pelos terremotos do início do mês.
Até o fim da última semana, 45 mil vítimas fatais já haviam sido confirmadas pelas autoridades turcas e sírias após os terremotos de 7,9 graus na escala Richter.