O primeiro finalista do Campeonato Mundial feminino de vôlei será conhecido logo cedo neste sábado (6/9). Em Bangkok, na Tailândia, a partir de 5h30 (de Brasília), duelo entre Turquia x Japão. A partida terá transmissão pelo Sportv2 e pelo streaming da VBTV.
No atual ranking mundial, as duas seleções estão muito próximas, com as turcas na quarta colocação, com 358,92 pontos, seguidas pelas japonesas com 356,30. A vaga para a final significará a subida para o terceiro lugar, atualmente ocupado pela Polônia.
Será o terceiro confronto direto entre as duas seleções em Mundiais. As japonesas venceram os dois anteriores por 3 a 1, em 2006 e 2010.
A partida deverá marcar uma disputa particular entre Mayu Ishikawa, segunda maior pontuadora do Mundial, com 99 pontos, e Melissa Vargas, em sexto, com 91. Entre as coadjuvantes, Yukiko Wada e Ebrar Karakurt tiveram atuação decisiva nas quartas de final.
A estatística com maior desequilíbrio é a defesa. O Japão conta com duas jogadoras no top 10 do fundamento (Ishikawa em quinto e Kojima em oitavo). A primeira turca na lista é Orge, em 13º.
Quem vencer o duelo enfrentará na decisão Itália ou Brasil. Confira os prováveis times para o jogo deste sábado:
TURQUIA: Ozbay, Vargas, Karakurt, Baladin, Gunes, Erdem e Orge (líbero). Técnico: Daniele Santarelli.
JAPÃO: Seki, Wada, Ishikawa, Sato, Shimamura, Airi e Kojima (líbero). Técnico: Ferhat Akbas.