X

Uma mulher no comando da Bulgária

Antonina Zetova se destacou como atleta e agora assume a seleção adulta búlgara, aumentando o espaço das mulheres na função
Autor:

Compartilhe:

A Bulgária será comandada por uma mulher no começo do ciclo para Los Angeles-2028. Antonina Zetova foi anunciada nesta semana pela Federação Búlgara como a nova treinadora da seleção feminina. Ela assume o lugar do italiano Lorenzo Micelli, que estava no comando da equipe desde 2022.

Entre as grandes seleções da atualidade, apenas a canadense tem outra mulher no comando: Shannon Winzer. De acordo com a entidade, Zetova assinou contrato por dois anos, com a possibilidade da renovação por mais dois. Para seguir no comando, a treinadora precisará atingir metas na Liga das Nações e no Campeonato Mundial de 2025 e ainda no Campeonato Europeu de 2026.

– Sua dedicação ao esporte, assim como o sucesso que ela alcançou este ano, pendeu nossa escolha a seu favor – disse o presidente da federação, Ljubomir Ganev, que espera que a experiência da ex-atleta convença jogadoras a aceitarem as novas convocações. – Como ex-companheira de equipe ou amiga de muitas dessas jogadoras que, por motivos familiares ou outros, não fazem parte da seleção nacional, ela poderá ser capaz de convencê-las a voltar para a equipe.

Como jogadora, Zetova brilhou pela seleção búlgara por anos. Ela ajudou na conquista de uma medalha de bronze no Campeonato Europeu em 2001, ganhando inclusive o prêmio de MVP.

Desde o início de sua carreira de treinadora, Zetova, de 51 anos, foi assistente no CSKA Sofia, e comandou seleções de base. Ela levou a Bulgária ao bronze no Campeonato Mundial Feminino sub-23 de 2017 e um histórico ouro no Europeu sub-18, o primeiro do país. A Bulgária está atualmente em 20º lugar no ranking mundial adulto da FIVB.

Tags: Bulgária

Últimas notícias