– Surpresa no Japão. O JTEKT Stings anunciou, nesta sexta-feira (26/5), saídas importantes para 2023/2024. A maior importante é o astro local Yuji Nishida, que voltou ao país no último ano, após passagem pelo Vibo Valentia, da Itália. Também deixam o projeto e estão no mercado do vôlei o ponta japonês Masahiro Yanagida, o central chinês Cheng Longhai e o técnico italiano Federico Fagiani.
– O Perugia, atual campeão mundial masculino, confirmou a renovação de contrato com o oposto cubano Jesus Herrera por mais uma temporada. Ele disputará posição agora com o tunisiano Wassim Ben Tara, ex-Nysa, da Polônia, que será uma das caras novas do elenco.
– O jovem levantador Federico Bonacchi, de 18 anos e das seleções de base da Itália, troca Milão por Taranto na próxima temporada.
– O Chieri segue formando novamente um bom elenco para a temporada 23/24 na Itália. O clube confirmou o acerto com a central americana Anna Gray, 26 anos, ex-Pinerolo. Ela está na lista de inscritas dos EUA para a VNL.
– No Scandicci, a oposta russa naturalizada italiana Ekaterina Antropova é mais uma com contrato renovado para a próxima temporada. Já a central Ludovica Guidi teve a saída do clube confirmada.
– A ponteira Rebecca Piva trocou o Casalmaggiore pelo Busto Arsizio.
– Na noite de quinta-feira, o Novara confirmou mais um reforço: a ponteira húngara Greta Szakmary, ex-Cuneo. O time ainda não anunciou o novo técnico após a rescisão com Stefano Lavarini.
– Na Polônia, a americana Carli Lloyd, ex-Busto Arsizio, aparece como favorita para assumir o lugar da brasileira Fabíola no Chemik Police.
– Na Turquia, o Besiktas, de volta à elite feminina do país, segue montando praticamente do zero um novo elenco. Na quinta, o time anunciou a central Bahar Toksoy Guidetti, ex-THY. Já hoje, foi a vez da ponteira Fulden Ural, ex-Galatasaray, ser confirmada como reforço.
– No Aydin, a ponteira italiana Sara renova por mais uma temporada. O mesmo já havia acontecido com a compatriota Anna Nicoletti, oposta.
– A central Zeynep Sude Demirel, inscrita na VNL pela Turquia, não seguirá no elenco do THY, agora com José Roberto Guimarães no comando, para 23/24.
– No mercado de treinadores, o italiano Emanuele Zanini seguirá no comando da seleção da Bélgica masculina até o fim de 2025.
– Na Polônia, o Varsóvia confirmou a saída do oposto holandês Niels Klapwijk, 37 anos, após uma temporada no projeto.