O Vakifbank (TUR), time da ponteira brasileira Gabi, não deu chances ao Sport Center, do Vietnã, e venceu por fáceis 3 sets a 0 – parciais de 25-10, 25-15, 25-13 -, na madrugada desta quarta-feira (13/12), na estreia dois times no Mundial de Clubes Feminino 2023, que acontece na cidade chinesa de Hangzhou. O confronto foi válido pelo Grupo B.
No outro jogo desta quarta, o Gerdau Minas enfrenta o Tianjin, da China, a partir das 8h30, pelo Grupo A, com transmissão pela ESPN Brasil, Star Plus e pelo streaming da Volleyball World (VBTV). A equipe mineira sofreu uma perda importante no treino de ontem. A levantadora norte-americana Jenna Gray sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo e está fora não só do Mundial de Clubes mas de praticamente toda a Superliga. Fran Tomazoni será a levantadora titular.
O Dentil Praia Clube, outro clube brasileiro na competição, só estreia na quinta-feira, contra o Sport Center, às 3h (horário de Brasília). A ponteira Vi Thi Nhu Quynh, do Sport Center, foi a maior pontuadora do jogo, com 15 acertos (13 de ataque e 2 de bloqueio). Os destaques do Vakifbank foram a central Gunes, com 14 pontos (8 de ataque e 6 de bloqueio) e Gabi, com 12 (8 de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque).
Nos fundamentos, o block turco deu show, com 19 pontos, contra apenas três das vietnamitas.
O Vakifbank é um dos favoritos a buscar o seu quinto título no Mundial de Clubes. Foi campeão nas edições de 2013, 2017, 2018 e 2021. No ano passado, chegou à final, mas perdeu o título para o Conegliano, da Itália. Minas e Praia disputam a quinta edição consecutiva da competição.