A Copa da Turquia na temporada 2022/2023 é do Vakifbank. Neste domingo (30/4), na cidade de Izmir, vitória na decisão sobre o Fenerbahce por 3 sets a 0, parciais de 25-15, 25-23 e 29-27.
O primeiro set foi um verdadeiro atropelo do Vakifbank. Com muito volume de jogo e uma atuação ofensiva dominante de Egonu e Gabi, o resultado de 25-15 ajuda a entender a diferença entre os rivais. Apenas a soma dos pontos da italiana e da brasileira foi superior a todo time do Fener: 10 de Egonu e 6 de Gabi. Bem marcada pelo bloqueio, sem fazer diferença no saque e com problemas no passe, Arina Fedorovtseva deixou muito a desejar.
O Vakif continuou em ritmo forte e rapidamente abriu 8 a 4. Aos poucos, o Fenerbahce foi entrando no jogo, com Zoran Terzic trocando Macris por Unal e Kalac por Vuchkova. Em uma passagem de Melissa Vargas pelo saque, conseguiu a virada. A partir daí a parcial ficou equilibrada. Na reta final, um erro de ataque e um bloqueio na ponteira russa fizeram o Vakifbank a abrir a vantagem para fechar. Foram mais dez pontos de Egonu, repetindo a pontuação do set de abertura.
O panorama da final foi muito parecido no terceiro set. Vakifbank quase todo o tempo à frente do placar e no controle das ações, com Fenerbahce com dificuldade na virada de bola e sem conseguir reagir na base da força das sacadoras. Ana Cristina melhorou ofensivamente, justamente quando Terzic colocou Ismailoglu no lugar de Fedorovtseva e deixou a brasileira sem tanta responsabilidade no passe e com mais liberdade para atacar. O confronto ficou mais parelho a partir do 15º ponto, mas a dupla Egonu/Gabi voltou a ser decisiva. O Vakif chegou a abrir 24 a 20, desperdiçou match points e viu o Fener virar após o mais longo rally do jogo. Mas a reação parou por aí, com o atual campeão vencendo após um block de Ozbay em Fedorovtseva.
Título e muito festa para o Vakifbank. Foram 25 pontos da italiana e mais 15 da brasileira. Vargas anotou 17 para o Fener, com Ana Cristina colaborando com nove.
Os dois times voltarão a duelar duas vezes nas semifinais do Campeonato Turco. O Vakif ainda jogará em 20 de maio pelo título da Champions League contra o Eczacibasi.