O foco principal do Gerdau Minas está na preparação para a decisão da Superliga feminina, no dia 7 de maio, em Uberlândia. Mas o time já se movimenta para o Campeonato Sul-Americano, última competição da temporada de clubes, entre os dias 10 e 14 do próximo mês. Tanto que a ponteira Nelmaira Valdez já treina em Belo Horizonte.
A venezuelana de 31 anos defendeu o Unilife Maringá na atual temporada, após ter feito a estreia no vôlei brasileiro pelo Curitiba em 2021/2022. Na Superliga 22/23, ela aparece como a 15ª maior pontuadora, com 280 pontos. Ela ainda aparece no top 20 no passe: com 61% de positividade, em 17º lugar.
Será um reforço pontual do Minas para o Campeonato Sul-Americano, classificatório para o Mundial. Os dois primeiros colocados carimbarão o passaporte. E a disputará ficará entre os três brasileiros: Dentil/Praia Clube e Sesi Bauru são os outros participantes do país.
No ano passado, o Minas contou com a oposta Sabrina, do Sesc RJ Flamengo, no Sula. O acordo pontual foi necessário após a lesão da americana Dani Cuttino. Já Bauru tem antecipado reforços para toda a próxima temporada para a estreia no Sul-Americano, como a oposta Edinara e a ponta/oposta Maiara Basso.