Depois de perder os dois primeiros sets, o Vedacit Guarulhos virou de forma incrível e derrotou o Vôlei Renata por 3 sets a 2 – parciais de 26-28, 19-25, 25-19, 25-22, 15-12 -, na noite deste sábado (09/03), na cidade de São José, na Região Metropolitana de Florianópolis (SC), e está na final da Copa Brasil 2024 pela primeira vez na sua história.
O oposto Franco, do Vedacit Guarulhos, foi o maior pontuador do jogo, com 29 pontos, seguido pelo oposto do Vôlei Renata, o argentino Bruno Lima, com 19. O ponteiro Matheus Celestino terminou a partida com 18 pontos para a equipe paulista e ficou com o Troféu Viva Vôlei.
O Vedacit Guarulhos aguarda a definição do seu adversário para a final, que sairá do confronto entre Sada Cruzeiro e Sesi, ainda hoje, às 19h, na cidade catarinense de São José, com transmissão pelo SporTV. A decisão será neste domingo, às 19h.
Com Maurício Borges de volta ao time de titular, o Vôlei Renata venceu os dois primeiros sets com uma virada importante na primeira parcial. Perdia por 10 a 6, mas depois de um ace do ponteiro campeão olímpico e com um saque agressivo, a equipe campineira colocou a recepção de Guarulhos em dificuldade, deixando a distribuição do levantador Sandro previsível.
A partir do terceiro set, com Pato em quadra no lugar de Willian e Babu no de Bertolini, Guarulhos começou a reagir. Melhorou o passe, Franco entrou no jogo – até o final do segundo set ele tinha apenas seis pontos na partida – e empatou o jogo, forçando o tie-break.
No quinto set, o Vôlei Renata abriu 3 a 1 e Nery Tambeiro pediu tempo, para não deixar o rival abrir boa frente, com Adriano no saque. Os dois levantadores arriscaram pouco. Os pontos decisivos foram basicamente para os seus maiores pontuadores, Franco e Bruno Lima. O ponto da classificação, no entanto, foi do ponteiro Pato, que fechou o tie-break.
VÔLEI RENATA: Demian González, Bruno Lima, Léo Andrade, Witallo, Adriano, Maurício Borges e Lukinha. Entraram: Jó Neto e Juninho. Técnico: Horácio Dileo.
VEDACIT GUARULHOS: Sandro, Franco, Bertolini, Matheus Alejandro, Celestino, Willian e Filipinho (líbero). Entraram: Babu, Renato Pato, Everaldo e Lucaian. Técnico: Nery Tambeiro.