O levantador brasileiro Rapha fez história no vôlei italiano. E lá, com a camisa do Verona, ele escreveu os últimos capítulos da vitoriosa carreira. Para ter uma ideia do respeito por ele, várias torcidas adversárias fizeram homenagens ao atleta de 43 anos nos jogos realizados pelo reta final do Campeonato Italiano.
Stefano Fanini, presidente do Verona, publicou uma carta de despedida para Rapha.
“Capitão Rapha, o primeiro capitão da história do vôlei de Verona, quem melhor do que você poderia nos apresentar ao mundo do vôlei quando “nascemos” juntos em julho de 2021 e nos representar dentro e fora de quadra.
Você imediatamente acreditou em nós, não demorou muito, nós sabemos, para convencê-lo. Um breve telefonema de Rado (Stoychev, técnico), seu líder de muitos triunfos anteriores e pronto, você estava pronto para deixar o Brasil com toda a sua família, mesmo com contrato em branco, mas com muito entusiasmo. NUNCA vamos esquecer isso.
Nunca tivemos dúvidas de que tínhamos escolhido o HOMEM certo para nós, a base mais sólida para começar, nosso primeiro passo para fazer todos os seus companheiros entenderem a seriedade do nosso projeto e os valores nos quais acreditamos e com quem queremos crescer.
Você foi um atleta precioso para nós dentro e fora de quadra, que soube se aproximar de todos os seus companheiros todos os dias e sabemos, no ano passado, de todas as dificuldades que passamos juntos até a última partida do campeonato em que o a aposta era muito alta; uniu a equipe transformando o medo compreensível em coragem indomável. Rapazes maravilhosos, ano passado e este ano, que souberam ouvir vocês para entender como se tornar campeões e enfrentar alegrias e dificuldades e acima de tudo se ajudarem e se manterem unidos pelo bem comum do time, do clube e da torcida.
Vê-lo todos os dias nos treinos foi um espetáculo para mim e para todos nós pelo seu grande empenho e dedicação e também foi ver a admiração que você demonstrava por parte da comissão técnica e seus companheiros que sempre o reconheceram. Não era nada óbvio dado o teu currículo e “longevidade” desportiva mas também aí nos ensinaste uma lição, repito, não tivemos dúvidas.
Você soube administrar o vestiário como só grandes campeões e, acima de tudo, grandes homens podem fazer. Capitão dando muitos tapinhas nas costas, mas sabendo ser decisivo e direto quando é necessário, sempre com um sorriso e com o único objetivo de fazer crescer os indivíduos, o grupo e a nossa sociedade. Você tem sido um farol precioso para muitos dos nossos meninos que enfrentaram pela primeira vez um campeonato que é ao mesmo tempo o mais bonito, mas também o mais difícil e competitivo do mundo e que pressiona para poder administrar mesmo quando ainda não se tem experiência adequada.
Espero e espero, em nome de todo o clube, ter dado a você pelo menos uma pequena parte do que você nos deu com sua humanidade e profissionalismo.
Os teus sucessos esportivos e os teus recordes o representam plenamente. Foi uma grande honra para todos nós podermos fazer você vestir a primeira camisa da história do nosso clube. Que sua seriedade e humildade sirvam de modelo virtuoso para alcançar grandes objetivos.
Esperamos que nossos caminhos se dividam apenas momentaneamente, mas saiba que você foi, é e sempre será um de nós. Amamos vocês, obrigado/obrigado de todo nosso grande capitão”, publicou o clube.
Nas redes sociais, Rapha recebeu homenagens de companheiros de time e de adversários (e ex-companheiros), como Lucarelli, do Piacenza, que dividiu as quadras com Rapha em Taubaté.
Rapha teve três passagens pelo vôlei italiano: 2006 a 2009 pelo Vibo Valentia, 2009 a 2013 pelo Trentino e desde de 2021 em Verona. Pelo time de Trento, Rapha conquistou duas Champions League, quatro Mundiais de Clubes, dois scudettos do Italiano, três Copas Itália e uma Supercopa.