O oposto Luca Vettori anunciou, nesta segunda-feira (7/8), a aposentadoria do vôlei aos 32 anos. Vice-campeão olímpico com a Itália em 2016, no Rio de Janeiro, ele fez uma longa postagem no Facebook. Ele não explica a surpreendente decisão, dizendo apenas ter chegado a hora de parar.
– Há algum tempo sonho com um aeroporto. Muitas vezes (e com certa relutância) sonho com aeroportos, hotéis e shoppings. Vai saber. E dessa vez, porém, eu estava saindo do aeroporto porque queria ver o pôr do sol – começa Vettori.
Depois de uma série de metáforas e citações de um livro, o agora ex-jogador escreve:
– Bem, há tantas maneiras de colocar as coisas. Eu desisto. Terminando. Deixo-o.
O texto continua com Vettori admitindo que o pós-carreira não será fácil:
– O que isso implica é, eu acho, mais complicado. Além do fim do meu trabalho, que é o que me dediquei e me especializei durante cerca de quinze anos da minha vida, este momento, como disse no início, provoca uma clara necessidade: reencontrar o país, reencontrar o país.
Vettori jogou nove temporadas no vôlei italiano, vestindo as camisas de Piacenza, Modena e Trento. Depois teve experiências na China com o Shanghai (nunca entrou em quadra por conta da Covid) e na França, onde no ano passado jogou pelo Narbonne.
Com a Azzurra, além da prata olímpica na Rio-2016, Vettori conquistou a medalha de bronze na Liga Mundial de 2013 e 2014, além de uma prata e um bronze no Campeonato Europeu e outra prata na Copa do Mundo.