X

Virna: “Mental do Vôlei Renata foi muito forte”

Confira uma análise da ex-jogadora Virna sobre a Copa Brasil masculina, com foco na vitória do Vôlei Renata sobre o Sada Cruzeiro
Autor:

Compartilhe:

Confira mais uma análise especial de Virna para o Web Vôlei. O novo texto é sobre a reta final da Copa Brasil masculina, em Blumenau. Confira o texto da ex-jogadora.

“Que jogo foi Vôlei Renata 3 x 2 Sada Cruzeiro, ontem, pela semifinal da Copa Brasil, meus amigos? Saí exausta da partida. E estava só no sofá assistindo!

O Cruzeiro é favorito sempre. Contra qualquer time. Então, o que faltou? Faltou errar menos. E não contou que o time campineiro, que até então tinha sofrido duas derrotas por 3 a 0 para eles na Superliga, poderia surpreender, ainda mais sem Lucão, lesionado.

É muito difícil vencer o Sada, porque é um time agressivo e que erra pouco. Ele joga o adversário na lona e cede poucos pontos em erros.

Mas, ontem, foram 41 pontos em erros, contra 27 do Vôlei Renata. O bloqueio, outro ponto forte do Cruzeiro, não “achou” os ponteiros de Campinas. Por que? Porque se preparou para um González que joga muito pelo meio, o que não aconteceu.

Estrategicamente, sentindo que Isasc e Otávio já esperavam a bola rápida, o levantador argentino não usou tanto o meio. E olha que o passe chegou – Alê brilhou. Foi uma opção arriscada que deu certo. Jogar prioritariamente com bolas altas foi ousado.

Mas, Adriano e Temponi estavam iluminados. E vôlei é estratégia. Principalmente quando você vai enfrentar um adversário mais forte e que, emocionalmente, está mais acostumado a decisões do que você. É aquela história: você não vai conseguir um feito heroico se não fizer algo diferente contra um time melhor.

Mentalmente, o Vôlei Renata foi muito forte. Abriu 2 a 0, tomou o empate, começou o tie-break perdendo, mas não se entregou, nem quando perdia por 12 a 10 no quinto set. Temponi e Adriano foram taticamente perfeitos. Não encararam o bloqueio. Jogaram com inteligência, explorando, achando os buracos no block, sem rifar a bola.

Hoje espero uma final eletrizante. Vôlei Renata e Minas buscam um título inédito. Talvez o Minas nem tenha nem se preparado para enfrentar o time campineiro na decisão. A lógica era pegar o rival Cruzeiro. Mas essa é uma das belezas do vôlei. Nem sempre dá a lógica. Não é todo dia, mas de vez em quando Davi acerta Golias. Parabéns ao Vôlei Renata pela aula de resiliência.

Bora pra final, que estou esperando mais cinco sets. E vocês?”

Por Virna Dias, especial para o Web Vôlei

Tags: Copa BrasilSada/CruzeiroVirnaVôlei Renata

Últimas notícias