A cidade de Chiba foi selecionada para sediar as duas etapas no Japão da fase inicial da Liga das Nações (VNL) em 2025. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (4/2). Nos dois naipes, as partidas na Chiba Port Arena terão participação da Seleção Brasileira.
No feminino, Chiba receberá jogos entre 9 a 13 de julho com a participação de Brasil, Bulgária, França, Coreia, Polônia e o anfitrião Japão. Na semana seguinte, de 16 a 20 de julho, a cidade receberá Brasil, Argentina, Alemanha, Turquia, Estados Unidos e os donos da casa pela VNL masculina.
A Chiba Port Arena tem capacidade para 7.500 lugares, tendo sido inaugurada em 1991 e recebido desde então disputas de diversas modalidades, como ginástica artística, tênis de mesa, badminton, entre outros. Chiba é a capital da província do mesmo nome, sendo uma cidade portuária de cerca de um milhão de habitantes, situada a cerca de 40 quilômetros a leste do centro de Tóquio.
Neste ano, a VNL servirá como preparação das seleções para o principal objetivo: o Campeonato Mundial. Pela primeira vez, o calendário da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) inclui Mundial de dois em dois anos, o que transforma bastante o primeiro ano de um novo ciclo olímpico.