Dezesseis das principais seleções do mundo entrarão nesta sexta-feira, quando começa a segunda edição da Liga das Nações Masculina. A fase classificatória tem início hoje e vai até 30 de junho. As finais serão em Chicago nos EUA, entre os dias 10 e 14 de julho, depois de 120 partidas, que acontecerão em 20 cidades-sede.
A VNL masculina já começa com clima de revanche, na partida entre Rússia e França. Na decisão de 2018, em Lille, na França, os russos derrotaram os donos da casa por 3 sets a 0 e ficaram com o título da primeira edição do torneio. Nesta sexta, a partida será em Novi Sad, na Sérvia, a partir das 15h (horário de Brasília), pelo Grupo 4.
A Liga das Nações servirá de preparação para as seleções que vão disputar o Pré-Olímpico, em agosto, por uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, além da disputa da Copa do Mundo.
As 16 equipes que participam da VNL 2019 são: Argentina, Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, China, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia e EUA.
Confira os jogos da primeira rodada, nesta sexta (horários de Brasília)
5h – Irá x Itália
9h – China x Alemanha
12h – Sérvia x Japão
12h30 – Brasil x Estados Unidos (Com SporTV 2)
15h – França x Rússia (Com SporTV 2)
15h30 – Polônia x Austrália
18h10 – Canadá x Bulgária
Todos se enfrentam
Na primeira fase, todos os times se enfrentam em cinco semanas consecutivas – três jogos por semana. As cinco melhores seleções se juntam aos Estados Unidos na fase final, em Chicago. Os EUA já estão classificados, independentemente do resultado, por serem a sede da fase decisiva.
O último classificado na primeira fase será rebaixado e substituído na Liga das Nações de 2020 pelo vencedor da Copa Challenger de 2019, organizada pela Fivb.
Principais jogos de cada semana
• Semana 1 -Brasil x Polônia, dia 2 de junho, em Katowice, na Polônia
Uma revanche das duas finais anteriores do Campeonato Mundial (2014 e 2018), ambas vencidas pelos poloneses. Será o confronto entre o atual campeão mundial e os atuais campeões olímpicos e pode ter também um ingrediente extra. Os cubanos Leal, naturalizado brasileiro e Leon, naturalizado polonês, podem se enfrentar pela primeira vez vestindo a camisa das suas novas seleções.
• Semana 2 – Rússia x EUA, dia 8 de junho, em Ningbo, na China
Qualquer encontro entre a Rússia e os EUA é de uma expectativa enorme. Os atuais campeões da Liga das Nações estão frente a frente contra os medalhistas de bronze do ano passado e anfitriões das finais deste ano.
• Semana 3 – Rússia x Polônia, dia 14 de junho, em Irma, no Irã
É o confronto entre o atual campeão da Liga das Nações e o atual campeão mundial. Além da grande rivalidade entre os dois países em competições europeias. Muitos atletas jogam contra na Liga Italiana.
• Semana 4 – Itália x Sérvia em 21 de junho, em Milão, na Itália:
Um novo episódio na rivalidade de longa data e laços entre os dois lados, principalmente pela grande quantidade de jogadores sérvios que atuam na Liga Italiana.
• Semana 5 – Brasil x Itália, em 30 de junho em Brasília, no Brasil:
Uma revanche da final dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, vencida pela seleção verde-amarelo por 3 sets a 0.