Os Estados Unidos podem “escolher” o adversário das quartas de final da VNL, que acontecerá entre os dias 19 e 23 deste mês na cidade polonesa de Gdansk. Os americanos encerram, na madrugada de segunda-feira, a fase classificatória da Liga das Nações, na partida contra a Bulgária, à 0h30 (horário de Brasília), na cidade de Anaheim, já sabendo a posição dos outros sete classificados para a fase final.
Se confirmarem o favoritismo e vencerem a Bulgária, os Estados Unidos terminarão a fase classificatória na primeira colocação e provavelmente vão enfrentar a França, campeã olímpica e atual campeã da VNL, nas quartas de final. Os franceses ocupam atualmente a décima posição, mas devem conseguir vencer a Alemanha neste domingo, às 21h, também em Anaheim, e garantir a oitava colocação e a vaga na próxima fase. Neste momento quem está em oitavo é a Sérvia, que seca os franceses pela vaga.
Nesse caso, a Polônia cairá da segunda para a terceira colocação na tabela da VNL e pegará o Brasil nas quartas de final, em casa. Até o momento, o único confronto confirmado no mata-mata é Itália, quarta colocada, contra a Argentina, quinta. O Brasil ocupa a sexta colocação, com 8 vitórias e 24 pontos e, assim como Itália (4), Argentina (5) e Eslovênia (7), não mudará de posição independentemente dos resultados deste domingo.
Se quiserem fugir do confronto com o campeão olímpico, os norte-americanos podem escalar o time reserva contra a Bulgária e, se perderem, terminarão a fase classificatória em terceiro, pegando o Brasil nas quartas de final. Nesse caso, o Japão terminará a primeira fase na liderança e vai encarar a França ou a Sérvia por vaga na semifinal.